O que era para ser um simples cumprimento de tabela, virou obrigação para a Internacional. Com um time alternativo, o Leão recebe a Itapirense, hoje às 15h, no Limeirão, pela última rodada da Copa Paulista.
A Inter entra em campo já classificada para a segunda fase, mas precisa dos três pontos para terminar dentro do G-8. Isso porque, os 16 times que avançarem serão realinhados para a definição dos confrontos das oitavas de final.
Nesse momento, a Inter ocupa exatamente a oitava posição e seu adversário seria a Portuguesa Santista. Ou seja, os oito primeiros terão a chance de decidir o mata-mata em casa. É por isso que o Leão precisa vencer, até para não depender de nenhum resultado.
Como o time principal da Inter está no Espírito Santo para o jogo do mata-mata da Série D contra o Rio Branco, o alvinegro será comandado por Bruno Symon, técnico do Sub-20.
E o treinador interino não teve nenhuma dificuldade para definir o time que entrará em campo. Todos os profissionais que não viajaram para o Espírito Santo estarão em campo, ou seja, Arthur Silveira, Pablo Diogo, Franklin, Alef, Maurício, Juninho, Gabriel Lira e Miguel Bianconi.
O “Senhor Limeirão” poderia até ganhar um descanso, uma vez que está suspenso na Série D pela expulsão contra o Marcílio Dias. Mas pediu para jogar e Ademir Fesan concordou com sua utilização.
O camisa 9 busca seu 11º gol. Dos 10 que marcou, cinco foram no Major Levy, contra Uberlândia, Monte Azul, Itabirito e Operário/MS (duas vezes). Já fora de casa balançou a rede contra Operário/MS, Monte Azul, Itapirense e Botafogo (duas vezes).
Symon precisou recorrer da base. Seu time Sub-20 avançou para a segunda fase do Campeonato Paulista ao vencer o Aguaí por 3 a 1, no meio de semana, no Limeirão.
Três jogadores do 20 serão titulares hoje, são eles o zagueiro Nicolas Dutra (primeira vez), o lateral-esquerdo Samuel (segunda vez) e o centroavante Thomaz (terceira vez).
O centroavante, artilheiro do Leãozinho com oito gols, está bastante motivado, até pelos dois gols que marcou no empate contra o Comercial por 2 a 2, segunda-feira, em Ribeirão Preto, pela Copa Paulista.
No primeiro turno, jogando em Itapira, a Inter fez um primeiro tempo brilhante, abrindo 3 a 0 de cara, com gols de Kadu (2) e Edson Jr. O time da casa reagiu e marcou duas vezes na etapa complementar. Quando a Inter estava sendo pressionada, Miguel Bianconi foi acionado e marcou, de cabeça, o quarto gol do Leão, fechando o duelo em 4 a 2.
A Itapirense vem a Limeira apenas para cumprir tabela. A derrota para o Botafogo por 3 a 0, no Estádio Francisco Vieira, tirou o Coelho do páreo por uma das quatro vagas da próxima fase.
Números
Internacional e Itapirense se enfrentaram 12 vezes na história em partidas oficiais. São cinco vitórias leoninas, quatro empates e três vitórias do Coelho. O Leão marcou 17 gols e sofreu 14.
No Limeirão foram sete confrontos, com três vitórias alvinegras, três empates e somente uma vitória do time visitante. Em 21/02/2009, o time de Itapira venceu no Limeirão por 2 a 1, pela Série A-3.
O último encontro no Major Levy foi registrado em 18 de março de 2015, também pela Série A-3. Com dois gols do meia Léo Gonçalves, o Leão venceu por 2 a 1.
Situação
A última rodada terá hoje, às 15h: Grupo 1: Noroeste x Monte Azul e Grêmio Prudente x Linense; Grupo 2: Internacional x Itapirense, Botafogo x Francana e União São João x Comercial; Grupo 3: XV de Piracicaba x Paulista, Rio Branco x Guarani e São Bento x Primavera; Grupo 4: Taubaté x São Caetano, Santo André x Oeste e São José x Portuguesa Santista.
A classificação está assim:
Grupo 1: 1) Monte Azul 14, 2) Grêmio Prudente 13, 3) Araçatuba e Noroeste 8 e 5) Linense 5.
Grupo 2: 1) Comercial 17, 2) União São João 16, 3) Internacional 14, 4) Francana 11, 5) Botafogo 9 e 6) Itapirense 4.
Grupo 3: 1) XV de Piracicaba 21, 2) Primavera 18, 3) Paulista 13, 4) São Bento 10, 5) Guarani 7 e 6) Rio Branco 4.
Grupo 4: 1) São José 19, 2) Portuguesa Santista 14, 3) São Caetano e Oeste 13, 5) Taubaté e Santo André 7.
Hoje os confrontos das oitavas de final seriam: XV de Piracicaba x Araçatuba, São José x São Bento, Monte Azul x Noroeste, Primavera x Francana, Comercial x Oeste, Grêmio Prudente x São Caetano, União São João x Paulista, Internacional x Portuguesa Santista.
Internacional x Itapirense
Internacional – Arthur Silveira; Pablo Diogo, Nicolas Dutra, Franklin e Samuel; Alef, Maurício, Juninho e Gabriel Lira; Thomaz e Miguel Bianconi. Técnico – Bruno Symon.
Itapirense – Viotti; Ruan Thomas, Pedro, Gabriel Santos e Caveira; João Leite, Kleberson e João Vitor; Yan, Gregory e Jadson. Técnico – Thales.
Árbitro – Rodrigo Gomes Paes Domingues
Assistentes – Robson Ferreira Oliveira e Leonardo Franzoni Guarnieri.
Local – Limeirão, às 15h.