É impressionante como a Inter não consegue vencer o Santo André fora de casa. Lá se vão quase 20 anos de tabu. Jogando sábado em Diadema, uma vez que o Bruno José Daniel passa por reformas, o Leão perdeu para o Ramalhão por 2 a 1, pela 10ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D.
Com esse resultado, a Inter permanece em sexto lugar do Grupo A-7, com 10 pontos e agora está a três do Bangu, que completa o G-4 (grupo dos classificados para o mata-mata).
Restam mais quatro rodadas apenas. A Inter encara Portuguesa e Madureira, fora de casa, São Bento e Cianorte, no Limeirão. Pelos cálculos, será preciso vencer três partidas para avançar.
Contra o Santo André, o técnico Roger Silva manteve praticamente o mesmo time que havia vencido o Boa Vista por 1 a 0, na rodada anterior. Gabriel Rodrigues retornou ao ataque no lugar de Bruno Santos, que disputou o derbinho do meio de semana pelo Sub-20. Já no gol, Rafael Pin, lesionado, deu lugar ao estreante Pedro Rocha, emprestado pela Ponte Preta.
A Inter até que teve um bom início de partida, comandando as ações. Aos 4 minutos, Daniel Vançan recebeu de Júlio Rush e cruzou para a cabeçada de Fernandes para fora.
Aos 6 minutos, Fernandes foi acionado na esquerda, cortou por dentro, mas chutou o chão. A bola saiu fraca, a esquerda do gol de Fabrício Araújo.
Aos 17 minutos, o Santo André teve um gol anulado com Bruninho. O auxiliar Rodrigo Bernardo apontou o impedimento do atacante. Pelas imagens é possível ver que o mesmo tinha condição legal.
Pedro Rocha trabalhou pela primeira vez aos 22 minutos, quando espalmou um chute do volante Gledson da entrada da área. O Santo André cresceu na partida e aos 29, após cruzamento para a área leonina, Nunes desviou e Bruninho tentou de voleio. Mas a bola foi longe do gol.
Aos 31, o volante Humberto foi desarmado no meio de campo e o Santo André desceu em contra-ataque. Porém, Bruninho foi individualista e decidiu arriscar de fora da área. A bola passou à esquerda de Pedro Rocha. Dois companheiros estavam melhor posicionados.
Aos 46, o mesmo Humberto foi para a área e na jogada ensaiada de escanteio pela esquerda, Daniel Vançan recebeu e cruzou para o desvio do volante. A bola raspou o travessão do time azul e branco.
Quando o primeiro tempo se caminhava para o fim, o Santo André abriu o placar. Em uma boa trama pela esquerda, Will deu um passe de calcanhar para Ruan. O lateral cruzou na segunda trave. O lateral Elias Lira veio no apoio e mandou rasteiro para a pequena área. Bem posicionado, o centroavante Nunes, que voltava de suspensão, só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol: 1 a 0.
Na saída do meio de campo, Gabriel Rodrigues viu o goleiro Fabrício Araújo adiantado e tentou o gol por cobertura. Bela defesa do arqueiro, que evitou o gol antológico. Foi a única chance do “girafão” em toda partida. O camisa 9 errou muitos passes e jogou distante da área.
A Inter voltou com duas alterações para a etapa complementar. Guilherme Pira e Léo Reis entraram nas vagas de Matheus Porto e Gabriel Rodrigues.
A Inter procurava não se abater pelo gol sofrido no fim da primeira etapa. Aos 8 minutos, na falta cobrada na esquerda por Júlio Rush, o goleiro do Santo André saiu mal do gol. Balardin ficou com a sobra na entrada da área e bateu para o gol. A bola passou rente a trave. Seria seu primeiro gol com a camisa alvinegra, após 117 jogos.
Aos 13 minutos, enfim, a Inter chegou a igualdade. E que golaço. No cruzamento de Elácio Córdoba pela direita, Gui Mendes chapelou na entrada da área, ajeitou, virou e acertou um belo chute no canto esquerdo de Fabrício Araújo: 1 a 1. Foi seu terceiro gol na Série D. Pena que no 1º tempo recebeu um cartão amarelo que o tira da partida contra a Portuguesa no próximo sábado, no Canindé.
O gol animou a Inter. Mas o Santo André não está na vice-liderança do grupo à toa. O Ramalhão voltou a dominar as ações e aos 17 minutos, Ruan mandou cruzado da esquerda para mais uma defesa de Pedro Rocha.
Até que aos 28 minutos, Ruan recebeu pela esquerda, passou facilmente por Elácio Córdoba, que tropeçou na jogada, e levantou na medida para o gol de cabeça do veterano Nunes: 2 a 1. O centroavante nem precisou se livrar de Balardin para escorar facilmente e com muita perfeição.
A Inter não teve forças para pelo menos empatar. Teve uma boa chance aos 46, em uma falta cobrada por Donizete. O goleiro deu rebote, mas a defesa do Ramalhão apareceu para cortar. Fim de jogo e 2 a 1 para o time comandado por Wilson Júnior, ou seja, mesmo placar do primeiro turno no Major Levy.
Situação
Resultados da 10ª rodada do Grupo A-7: Santo André 2 x 1 Internacional, São Bento 2 x 3 Portuguesa, Bangu 3 x 1 Madureira e Cianorte 2 x 1 Boa Vista.
A classificação ficou assim: 1) Portuguesa 19, 2) Santo André 17, 3) Cianorte 15, 4) Bangu e Madureira 13, 6) Internacional 10, 7) Boa Vista 9 e 8) São Bento 8.
A próxima rodada começa no sábado, às 15h – Portuguesa x Internacional, Boa Vista x Bangu e São Bento x Santo André. No domingo, 15h – Madureira x Cianorte.
Santo André 2 x 1 Internacional
Gols – Nunes aos 47 minutos do 1º tempo e aos 28 do 2º tempo (SA); Gui Mendes aos 13 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Distrito de Inamar, em Diadema
Árbitro – Renan Novaes Insabralde (MS)
Santo André – Fabrício Araújo; Elias Lira (Wesley Pereira), Léo Gobo, PV e Ruan; Bruno Luiz, Gledson e Gian (Wesley); Bruninho (Deivid Ribeiro), Nunes e Will (Gilberto Jesus). Técnico – Wilson Júnior.
Internacional – Pedro Rocha; Elácio Córdoba, Renan Fonseca, Balardin e Daniel Vançan Júlio Rush (Donizete), Humberto e Gui Mendes (Bruno Santos); Matheus Porto (Guilherme Pira), Gabriel Rodrigues (Léo Reis) e Fernandes (Denilson). Técnico – Roger Silva.
Ocorrências – cartões amarelos para Gui Mendes (3º) (IN), Elias Lira e Gledson (SA)
*** Foto – Ítalo Gabriel/Inter de Limeira