Paulistas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam se cadastrar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até dezembro de 2018.
A Secretaria de Desenvolvimento Social identificou, no início deste ano, que cerca de 300 mil beneficiários – entre pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos – ainda não tinham sido cadastrados. Atualmente, mais de 720 mil paulistas recebem o BPC no Estado.
O CadÚnico permite que o Estado tenha conhecimento da realidade social e econômica das famílias beneficiárias do BPC para promover o acesso dessas famílias a outros programas, projetos e serviços sociais.
No sistema são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, se há pessoa com deficiência na família, em situação de trabalho infantil, se a família pertence a um grupo ou comunidade tradicional e específica entre outras informações.
Como se inscrever
Para se inscrever, os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Postos de Cadastramento do CadÚnico ou as Secretarias de Assistência Social do município.
Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, o cadastro poderá ser feito pelo responsável familiar, pessoa responsável por declarar informações de todos os membros da família, e deve levar o CPF de todas as pessoas que moram no mesmo domicilio do beneficiário.