O Independente é aquele paciente que está na UTI, respirando por aparelhos. A família já foi chamada, mas ele segue lutando pela vida. É exatamente essa a situação do Galo após a quarta derrota seguida nesta terceira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
Jogando sábado à noite no Pradão, o Galo perdeu para a líder Francana por 2 a 1. O alvinegro empatou aos 43 e sofreu o segundo gol aos 46 minutos do 2º tempo. Em razão da forte chuva que caiu antes da partida, com direito até a granizo, o jogo atrasou em meia hora.
Por incrível que possa parecer, o Independente ainda tem chances reais de classificação para o mata-mata das quartas de final. A vitória do SKA sobre o Taquaritinga por 2 a 1, em Santana de Parnaíba, manteve o alvinegro vivo, faltando duas rodadas para o fim.
Nesta quarta-feira, o Independente recebe o SKA, às 20h, no Pradão. Um pouco mais cedo, às 19h, a líder Francana enfrenta o Taquaritinga, no Lancha Filho. Se Independente e Francana vencerem, a classificação ficaria assim: 1) Francana 15, 2) SKA e Taquaritinga 6 e 4) Independente 3.
Na última rodada, que será disputada no sábado, o Independente teria que vencer em Taquaritinga e ainda torcer para a Francana derrotar o SKA. Se essa combinação acontecer, a última vaga seria disputada no saldo de gols entre SKA, Taquaritinga e Independente, todos com seis pontos.
Sobre o jogo de sábado, o gramado encharcado prejudicou demais o andamento da partida. A bola não rolava e parava o tempo todo nas poças.
O técnico PC Baiano não contava com o lateral Ryan Beraldo, com o meia Luan e com o atacante Daniel Lotti, vetados pelo departamento médico. Além deles, o zagueiro artilheiro Luís Fernando foi para o Contagem, jogar a Segundona do Campeonato Mineiro. Já a Feiticeira jogava completa.
Aos 16 minutos, Ronnaldy assistiu Zé Fernando, que aproveitou o campo molhado para experimentar de fora da área. O goleiro Marlon se esticou todo para fazer a primeira defesa do jogo.
Quando o Independente estava bem na partida, dominando as ações, ficou com dez. O volante Anjinho deixou o cotovelo no lateral Léo Melo em uma disputa pelo alto e recebeu o cartão vermelho direto do árbitro Fagson Júnior dos Santos Silva. Imediatamente, PC precisou recompor o meio de campo com a entrada do marcador Artur para a saída do criativo Ronnaldy.
O castigo veio quatro minutos depois. Escanteio cobrado por Marquinhos Roque pela esquerda, Samuel não cortou e o zagueiro Hércules completou na segunda trave: 1 a 0.
A partir daí a Francana ficou à vontade no jogo, atuando como a líder que é. Aos 28, Marquinhos Roque arriscou de fora da área e Henrique fez uma bela defesa. Aos 31, nova defesa do goleiro galista na finalização de Léo Melo. A Francana ainda teve um gol anulado do centroavante Ruan Kevin, que estava impedido.
A Francana continuou melhor na etapa complementar, porém não ampliava. Mesmo com 10, o Independente passou a gostar do jogo. PC colocou o Galo no ataque com as entradas de Lukinha e Sampaio.
Aos 36, Sampaio desceu sozinho pela direita e perdeu a grande chance de empatar a partida, batendo à direita do gol. Até que aos 42, Sampaio foi lançado na área e tentou marcar de cabeça. O goleiro Marlon saiu atabalhoado e atropelou o atacante na área, na frente do árbitro. Pênalti bem marcado. O artilheiro Flay cobrou com muita categoria para deixar tudo igual. Na arquibancada o coro: “toca no Flay que é gol”.
O empate naquela altura do jogo era muito positivo para o Independente, que estava com um homem a menos. Mas a sina do Galo nesta temporada é sofrer gol de escanteio. Aos 46, Léo Melo levantou para a área da direita e o zagueiro Erik Ferreira ganhou no alto para marcar o gol da vitória do time alviverde. O gol que praticamente coloca a Francana no mata-mata.
E olha que aos 48, o Independente quase empatou com Artur, que de cabeça após uma cobrança de falta, acertou o travessão. Final, 2 a 1. Foi o 10º jogo do Galo no Pradão e a sexta derrota. Foram apenas três vitórias e um empate. Pouco para um time que quer subir.
Situação
Resultados da 4ª rodada da terceira fase da Segundona, Grupo 13: Nacional 1 x 1 Joseense e XV de Jaú 0 x 1 União São João. Na classificação: 1) XV de Jaú 7, 2) União São João 6, 3) Nacional 5 e 4) Joseense 2.
Pelo Grupo 14: Penapolense 2 x 0 Jabaquara e Catanduva 3 x 2 Rio Branco. Na classificação: 1) Catanduva 8, 2) Penapolense 6, 3) Rio Branco 4 e 4) Jabaquara 2.
Pelo Grupo 15: União Barbarense 1 x 1 América e Vocem 2 x 1 São-Carlense. Na classificação: 1) União Barbarense 8, 2) América 6, 3) Vocem 4 e 4) São-Carlense 3.
E pelo Grupo 16: SKA 2 x 1 Taquaritinga e Independente 1 x 2 Francana. Na classificação: 1) Francana 12, 2) Taquaritinga e SKA 6 e 4) Independente 0.
Independente 1 x 2 Francana
Gols – Hércules aos 25 minutos do 1º tempo e Erick Ferreira aos 46 do 2º tempo (FRA); Flay, de pênalti, aos 43 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Pradão
Árbitro – Fagson Júnior dos Santos Silva
Independente – Henrique; Danilo (Kawan), Rodrigo (Lukinha), Samuel e Ryan Couto; Roberto Júnior, Anjinho e Zé Fernando (Sampaio); Ronnaldy (Artur), Flay e Edinho. Técnico – PC Baiano.
Francana – Marlon; Leandro (Lukinha), Erik Ferreira, Hércules e Léo Melo; Matheus Prado, Bambam (Felipe) e Marquinhos Roque (Guilherme); Luisinho (Anderson), Ruan Kevin (Lucas Oliveira) e Hiago. Técnico – Wantuil Rodrigues.
Ocorrências – cartão vermelho para Anjinho (IN) e amarelos para Rodrigo, Roberto Júnior e Artur (IN), Marlon e Marquinhos Roque (FRA).