Depois de ficar por seis rodadas invicto no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (três vitórias e três empates) e chegar a liderar o Grupo 3, o Independente perdeu os últimos dois jogos e ligou o sinal amarelo, restando duas rodadas para o fim desta primeira fase.
Jogando domingo no Décio Vitta, em Americana, o Galo foi superado pelo líder Rio Branco por 2 a 0. Com o empate por 1 a 1 entre Sãocarlense e São Carlos, o alvinegro se manteve na terceira posição, com 12 pontos, um a menos que o Sãocarlense e um a mais que o São Carlos. O Rio Branco disparou com 17, já classificado.
Mesmo assim, o Independente pode se classificar neste meio de semana. Se vencer o Mogi Mirim, quarta-feira às 15h, no Vail Chaves e o Tigre bater o São Carlos, fora de casa e no mesmo horário, a equipe limeirense se garantiria no mata-mata com uma rodada de antecedência.
Agora, se não vencer o Mogi ou se o São Carlos não perder para o líder, a última vaga do grupo será decidida no Pradão, domingo às 10h, quando o Independente receberá justamente o São Carlos.
Em Americana, o técnico Petterson Martins realizou apenas uma mudança em relação ao time que perdeu para o Sãocarlense por 1 a 0, em casa, no meio de semana. O meia William entrou no lugar de Pedrinho.
Mas o meia ficou devendo aquele futebol vistoso dos últimos jogos e acabou sendo substituído no segundo tempo. Foi um jogo bastante equilibrado no primeiro tempo. O Independente conseguiu segurar o Tigre até quando pôde.
O árbitro Pietro Dimitrof Stefanelli prejudicou o Galo aos 15 minutos, quando João Victor ganhou à frente do zagueiro e quando fatalmente abriria o placar, foi marcada uma falta inexistente. Muita reclamação, principalmente por parte do técnico Petterson.
A primeira boa chance do jogo foi criada pelo time da casa. Aos 33 minutos, o meia Renan arriscou de fora da área e o goleiro Romário fez uma bonita defesa, mandando para escanteio.
O goleiro Felipe Ramos, ex-Independente, só foi exigido uma vez nos 45 minutos iniciais. Foi quando segurou o desvio de cabeça de Fabrício após cruzamento de Murilo pela esquerda, isso aos 44 minutos.
No último minuto do primeiro tempo, Rodrigo Pelé fez ótimo lançamento para Rodney na área. O rápido atacante driblou Reinaldo e recebeu a famosa “tesoura” do lateral. Pênalti indiscutível. O centroavante João Celeri bateu forte, no canto esquerdo de Romário, fazendo 1 a 0.
Os times voltaram com a mesma formação para a etapa complementar. O Rio Branco quase ampliou aos 7 minutos, em jogada envolvente pela direita. O zagueiro PC salvou aquele que seria o gol de Rodney.
O Independente teve a bola do jogo para empatar, mas João Victor, livre na área, finalizou em cima do goleiro Felipe.
João Celeri era perigoso e aos 8 minutos finalizou para a defesa de Romário. Até que aos 23, Rodrigo Pelé escapou pela esquerda e deu o passe para João Celeri. O centroavante contou com a falha de PV para ficar na frente de Romário. Na primeira tentativa o arqueiro defendeu, mas no rebote o goleador encobriu o camisa 1 com extrema categoria: 2 a 0.
Petterson tratou de mexer na equipe, colocando o estreante Gustavo Schutz (ex-Fluminense), além de Pedrinho e Davi. O Independente melhorou e passou a criar algumas oportunidades. Aos 39, Davi roubou uma bola no meio de campo, avançou em velocidade, mas finalizou à esquerda de Felipe Ramos.
Schutz também tentou descontar em duas chances de gol. Porém, em um contra-ataque do Rio Branco aos 41 minutos, Pedrinho não conseguiu cortar na área e o lateral Bruno disparou uma bomba cruzada. Milagre do goleiro Romário, que defendeu com os pés. Uma defesa típica de futsal.
Com o Independente exposto, o Tigre deixou de ampliar. Souza, que entrou no lugar de João Celeri, recebeu pela direita e bateu cruzado, rente o poste galista. Final de jogo: 2 a 0.
Agora, de acordo com o Almanaque do Tigre, são 46 confrontos entre as equipes, com 19 vitórias americanenses, 16 empates e 11 vitórias galistas.
Com 17 pontos, o classificado Rio Branco mantém a liderança. Desde a chegada de Bira Arruda, são 70% aproveitamento, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O Tigre está invicto em casa, com quatro vitórias em quatro jogos.
Situação
Resultados da 8ª rodada: Rio Branco 2 x 0 Independente, Sãocarlense 1 x 1 São Carlos e Itapirense 0 x 0 Mogi Mirim.
Na classificação: 1) Rio Branco 17, 2) Sãocarlense 13, 3) Independente 12, 4) São Carlos 11, 5) Itapirense 6 e 6) Mogi Mirim 5. Hoje o adversário do Galo no mata-mata seria o Flamengo de Guarulhos.
A rodada de quarta-feira terá, às 15h – Mogi Mirim x Independente, São Carlos x Rio Branco e Itapirense x Sãocarlense.
Rio Branco 2 x 0 Independente
Gols – João Celeri, de pênalti, aos 46 minutos do 1º tempo e aos 23 do 2º tempo (RB)
Local – Estádio Décio Vitta, em Americana
Árbitro – Pietro Dimitrof Stefanelli.
Rio Branco – Felipe; Wesley, Léo Cruz, Lucas Casão (Rodrigo Silva) e Bruno Franco; Nicola, Renan (Cristiano) e Luís Antônio (Crepaldi); Rodney, João Celeri (Souza) e Rodrigo Pelé (Iago). Técnico – Bira Arruda.
Independente – Romário; Ronaldo, PV, PC e Reinaldo; Murilo, Matheus Oliveira, Willian (Pedrinho) e Dieguinho (Gustavo Schutz); João Victor e Fabrício (Davi). Técnico – Petterson Martins.
Ocorrências – cartões amarelos para Reinaldo (IN), Crepaldi e Renan (RB).