Por essa, nem o mais otimista galista esperava. O Independente conseguiu uma classificação épica para a segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
Jogando sábado à tarde no Pradão, diante de 700 presentes, o Galo goleou o São Carlos, de virada, por 5 a 1. Foi a quarta vitória seguida dos comandados de Lúcio Borges. Detalhe: o Independente só avançaria de fase de vencesse esses quatro jogos, uma vez que somou apenas um ponto no turno inicial.
Nos últimos quatro jogos, o ataque alvinegro marcou 14 gols, sendo quatro no Flamengo (4 x 2), quatro no Guarulhos (4 x 1), um no Batatais (1 x 0) e agora cinco no São Carlos. E a defesa sofreu quatro gols.
A torcida galista fez festa dentro e fora do estádio, ao som de “Vamos subir Galooo”. Só que a alegria durou apenas seis minutos. Foi o tempo que o São Carlos demorou para abrir o placar e transformar o Pradão num silêncio absurdo.
Na cobrança de escanteio de Dézin pela esquerda, o zagueiro Ismael, ex-Inter de Limeira, subiu bem para marcar de cabeça, no cantinho esquerdo de Jonathan, seu companheiro por muitos anos de base leonina.
Mas quando o clima é bom, nada atrapalha. Quatro minutos depois, o Pradão se transformou em alegria novamente. Na cobrança de falta de Léo Lopes, Juan Mosquera subiu para o cabeceio e acabou atrapalhando Ismael, que desviou contra o patrimônio: 1 a 1.
O centroavante Lopes, do São Carlos, era perigoso. Aos 11, fez boa jogada pela esquerda e bateu para a defesa segura de Jonathan.
O Galo acelerou o ritmo e começou a criar uma chance atrás da outra. A virada era uma questão de tempo. Cauãn Andrade teve duas ótimas chances, porém falhou em ambas.
Até que aos 29 minutos, o maestro Luan entrou em cena. O rei das assistências da Bezinha cobrou uma falta pela meia-esquerda e o zagueiro Gabriel Hilário subiu com muita vontade para marcar de cabeça seu primeiro gol pelo Galo: 2 a 1. Explosão de alegria em Vila Esteves.
Dois minutos depois, a confirmação de que o momento do Independente é ímpar. Cauan Andrade fez ótimo lançamento da meia-esquerda para Luan. O zagueiro Ismael não cortou e o camisa 10 mandou cruzado, no cantinho de Max Yan: 3 a 1.
E o Galo só não foi para os vestiários goleando porque Juan Mosquera perdeu um gol feito aos 42 minutos, após falta cobrada por Luan. O gringo colocou a mão na cabeça.
Autor de três gols em Guarulhos, Colômbia queria marcar seu primeiro gol no Pradão, diante de sua torcida. Mas é impressionante como ele não tem sorte em casa. Foram quatro conclusões seguidas para fora. E para piorar, ainda deu uma solada no marcador e recebeu seu 3º cartão amarelo. Está suspenso e não enfrenta o Mauaense, sábado no Pradão, na abertura da segunda fase.
Aos 12 minutos, o meia Dézin marcou contra, após escanteio fechado, cobrado por Luan: 4 a 1. O mesmo Dézin por pouco não marcou o segundo do São Carlos em uma chapada da entrada da área. Raspou a trave de Jonathan.
A entrada de João Victor melhorou ainda mais a produção ofensiva do Independente. Aos 28, o atacante fez linda jogada pela esquerda, deixando três marcadores para trás. Só que a conclusão foi a esquerda de Max Yan. Seria um golaço.
Aos 29, outra bola parada para Luan e no cruzamento, Gabriel Hilário cabeceou no travessão. O São Carlos não tinha forças para reagir e ainda ficou 10 após a expulsão do zagueiro Rodrigo Fernandes, que agarrou Araújo. E olha que o defensor já merecia o vermelho antes, após impedir um contra-ataque de Juan Mosquera pela direita.
O golpe de misericórdia veio aos 38 minutos. O volante Araújo recebeu pela meia-direita e levantou na medida para mais um gol de cabeça de Gabriel Hilário: 5 a 1, virou goleada.
E o sexto quase saiu com Danilinho, que tinha acabado de entrar na partida. O atacante avançou pela direita e bateu cruzado, rente a trave de Max Yan. Final, 5 a 1 e os jogadores galistas foram festejar com a torcida.
Situação
Resultados da última rodada: Tupã 1 x 1 Santacruzense, Tanabi 5 x 0 Olímpia, Independente 5 x 1 São Carlos, Flamengo 0 x 0 Guarulhos, Ecus 2 x 1 Manthiqueira e Mauá 2 x 3 Mauaense.
A classificação ficou assim: Grupo 1: 1) Tanabi 21, 2) Assisense e Santacruzense 12, 4) Tupã 11 e 5) Olímpia 1. Grupo 2: 1) Guarulhos 14, 2) Independente e Batatais 13, 4) Flamengo 8 e 5) São Carlos 6. Grupo 3: 1) Ecus 15, 2) Mauaense e Mauá 14, 4) Manthiqueira 9 e 5) União Mogi 3.
Os grupos ficaram assim: Grupo 4: Tanabi, Mauaense, Independente e Assisense e Grupo 5: Ecus, Guarulhos, Mauá e Batatais.
Jogos do Independente na 2ª fase:
28/06 (sábado), 16h – Independente x Mauaense
05/07 (sábado), 15h – Tanabi x Independente
11/07 (sexta-feira), 19h30 – Assisense x Independente
19/07 (sábado), 16h – Independente x Assisense
26/07 (sábado), 16h – Independente x Tanabi
02/08 (sábado), 15h – Mauaense x Independente
Independente 5 x 1 São Carlos
Gols – Ismael aos 6 minutos do 1º tempo (SC); Ismael (contra) aos 10, Gabriel Hilário aos 29 e Luan aos 31 minutos do 1º tempo; Dézin (contra) aos 12 e Gabriel Hilário aos 37 minutos do 2º tempo (IN).
Local – Pradão
Árbitro – Rafael Gomes Félix da Silva
Público – 557 pagantes
Renda – R$ 6.640,00
Independente – Jonathan; Matheus Oliveira, Léo Lopes, Gabriel Hilário e Baxola; Eduardo Processo, Prado (Gabriel Lima) e Luan (Araújo); Cauã Andrade (João Victor), Juan Mosquera (Vitinho) e Menezes (Danilinho). Técnico – Lúcio Borges.
São Carlos: Max Yan; Judá, Rodrigo Fernandes, Ismael (Alex Ferraz) e Emídio (Chaves); Guilherme Ribeiro, Pedro Zuculo (Pedrão), Iago Andrade e Dézin (Jonatan Mendes); Matheus (Marcão) e Lopes. Técnico – João Batista.
Ocorrências – cartão vermelho para Rodrigo Fernandes (SC) e amarelos para Juan Mosquera (3º) e Gabriel Hilário (IN) e Guilherme Ribeiro (SC).