O Independente enfrenta o São Carlos, hoje às 19h, no Estádio Luiz Augusto de Oliveira, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a chamada “Bezinha”.
Os dois times ainda não venceram na competição e dividem a última posição do Grupo 2, com apenas um ponto, ou seja, empataram um jogo e perderam os outros dois. Ambos já folgaram neste turno.
Aquele que perder estará em uma situação bastante delicada na competição. Como são três grupos de cinco equipes cada, avançam de fase os dois primeiros de cada chave, além dos dois melhores terceiros.
Quem vencer hoje em São Carlos vai a quatro pontos e pode terminar a rodada na terceira posição, uma vez que o Flamengo, hoje terceiro colocado, encara o líder Guarulhos, no clássico daquela cidade. Até um empate mantém São Carlos e Independente ainda vivos na briga por uma vaga entre os melhores terceiros.
Após empatar na estreia com o Flamengo de Guarulhos por 2 a 2, no Pradão (sofreu a igualdade nos acréscimos) e perder para Batatais (1 x 0) e Guarulhos (2 x 1), a diretoria decidiu demitir o técnico PC Santos e dar uma chance ao auxiliar André Guilherme.
Ao mesmo tempo, convidou o ex-zagueiro Hélio Batista para compor a comissão técnica. O ex-leonino trabalha na RJ, agência de jogadores de propriedade do empresário Lê Lucato.
E mesmo com o pouco tempo que teve para treinar o time, André decidiu fazer uma mudança entre os titulares. O zagueiro Matheus Oliveira, que agradou em sua estreia no domingo, ganhará uma oportunidade como titular. Desta forma, o zagueiro Léo Lopes atuará como volante no lugar de Araújo.
A outra mudança pode ser no gol, com a volta de Leonardo no lugar de Maicon. Mas essa decisão ficará a cargo do preparador de goleiros galista.
André Guilherme também mudará o esquema tático do time, passando do 4-3-3 para o 4-4-2. Sendo assim, Cauã Andrade, eleito o melhor em campo no domingo, deixa de ser atacante para compor o meio ao lado de Luan. Com isso, ajudará mais na marcação. João Victor e Juan Mosquera seguem no comando de ataque.
Será a primeira vez na história que um ex-presidente da Inter de Limeira (foi em um curto espaço de tempo em 2017) será técnico do Independente.
Segundo o historiador Kina Mercuri, Independente e São Carlos já se enfrentam 14 vezes na história. São cinco vitórias alvinegras, quatro empates e cinco derrotas. Cada time marcou 18 gols.
Em São Carlos foram sete confrontos, com duas vitórias galistas, dois empates e três derrotas. O Galo marcou 6 gols e sofreu 10.
O primeiro duelo aconteceu em 20/08/2006 e o placar foi de 3 a 3, pela Copa Paulista. Danilo marcou os três gols galistas.
Os últimos dois encontros foram em 2023. Em São Carlos, vitória galista por 2 a 0, com dois gols de Daniel Lotti. No Pradão, goleada do Independente por 4 a 0, com hat trick de Zé Fernando e gol do zagueiro Luiz Fernando.
Situação
A 5ª rodada começa hoje, às 19h, com São Carlos x Independente. Amanhã, às 15h: Mauaense x Mauá e Manthiqueira x Ecus. No domingo, às 10h – Olímpia x Tanabi e Santacruzense x Tupã e às 15h – Guarulhos x Flamengo.
A classificação está assim: Grupo 1: 1) Tanabi 9, 2) Tupã 6, 3) Santacruzense 4, 4) Assisense 3 e 5) Olímpia 1. Grupo 2: 1) Guarulhos e Batatais 9, 3) Flamengo 2, 4) Independente e São Carlos 1. Grupo 3: 1) Mauaense e Mauá 5, 3) Manthiqueira, Ecus e União Mogi 3.
São Carlos x Independente
São Carlos – Max Yan; Juda, Rodrigão, Rodrigo Fernandes e Ismael; Guilherme Ribeiro, Iago e Dezin; Emidio, Kauan Silva e Fabinho. Técnico – João Batista
Independente – Maicon (Leonardo); Kauã, Matheus Oliveira, Hilário e Pedrinho; Eduardo Processo, Léo Lopes, Cauã Andrade e Luan; João Victor e Juan Mosquera. Técnico – André Guilherme.
Árbitro – Rodrigo Gomes Paes Domingues
Assistentes – Risser Jarussi Corrêa e Eduarda Gomide Rubio
Local – Estádio Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, às 19h.