Faltam duas rodadas para o término da fase de classificação do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Mesmo em penúltimo lugar do Grupo 4, com apenas 8 pontos ganhos, o Independente ainda tem chances matemáticas de classificação para a segunda fase.
Hoje, às 15h, o Galo enfrenta a líder Itapirense, no Estádio Coronel Vieira, em Itapira. E lembrar que a derrocada alvinegra começou justamente na derrota em casa para esse mesmo adversário por 3 a 1, de virada.
O Independente depende de uma combinação de resultados muito improvável para se classificar. Teria que ser tipo o filme “À espera de um milagre”, pois avançam de fase os dois melhores de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados.
Para começar, o Independente teria que vencer hoje e o Amparo, no próximo domingo no Pradão, para chegar aos 14 pontos.
O Rio Branco, que está na vice-liderança com 13 pontos (4 vitórias e saldo de 3), só poderia somar mais um ponto nas duas rodadas finais. O Tigre tem o Amparo, hoje às 15h, fora de casa e fecha com o lanterna União São João, no Décio Vitta.
O Amparo, que soma 12 pontos em 3º lugar, também só poderia somar um ponto, o do jogo desta tarde contra o Rio Branco. Isso porque, na última rodada jogará no Pradão, no confronto direto.
O Paulista, que soma 12 pontos em 4º lugar, também só poderia somar um ponto. O time de Jundiaí jogará amanhã em Araras contra o União São João e na última rodada receberá a Itapirense. Ou seja, o Independente teria que ter muita sorte para terminar em segundo lugar na chave.
A classificação está assim: 1) Itapirense 20, 2) Rio Branco 13, 3) Amparo e Paulista 12, 5) Independente 8 e 6) União São João 1.
O técnico Álvaro Gaia não poderá contar com o zagueiro Crepaldi, que foi punido pela Comissão Disciplinar da Federação Paulista de Futebol com quatro jogos de suspensão por sua expulsão exatamente contra a Itapirense, no Pradão, quando acertou uma cotovelada em Felipinho.
Desta forma, Fonseca assume a vaga. O limeirense João Victor Landgraf entrará na quarta zaga no lugar de Artur. Outra novidade é o retorno do atacante Kaio, que cumpriu suspensão automática na derrota para o Paulista por 1 a 0, no Pradão. Erik vai para o banco de reservas.
O Independente enfrentou a Itapirense (SEI) apenas três vezes em Itapira. Foram uma vitória, um empate e uma derrota. O primeiro encontro foi em 2018 e deu empate por 1 a 1. O gol galista foi de Diogo Medeiros. Em 2019, o time da casa venceu por 1 a 0, gol de Danilo Lima, de pênalti. Já em 2021, o Galo venceu por 1 a 0, golaço de William.
Itapirense x Independente
Itapirense – Bruno; Matheus, Mikael, Victor Cruz e Fábio; Raian, Wilson, Gustavo e Jé; Nicholas e Jonathan. Técnico – Tássio Lopes Ferreira.
Independente – Mayson; Renato, Fonseca, João Victor Landgraf e Gabriel; João Paulo, Théo, Fabinho e Dieguinho; Vitinho e Kaio. Técnico – Álvaro Gaia.
Árbitro – Flávio Roberto Ribeiro
Local – Estádio Coronel Vieira, em Itapira, às 15h.