Um dia depois de empatar com o União São João por 1 a 1 e avançar para a segunda fase da Copa Paulista com duas rodadas de antecipação, o assunto no Limeirão ainda é a arbitragem.
A atuação do novato Murilo Tarrega Vitor, de 31 anos, desagradou muito, a ponto do presidente Danilo Maluf perder a paciência ao final do jogo. O mandatário leonino estava inconformado com o que viu.
A Inter reclama de tudo, ou seja, postura, critério, faltas deixadas de marcar, expulsão e, principalmente um pênalti claro não marcado em Pablo Diogo aos 15 minutos, quando o placar estava 0 a 0.
O atacante leonino recebeu um cruzamento de Edson Jr pela direita e foi empurrado pelo zagueiro Coutinho quase na pequena área. A Inter ainda teve o meia Wallace expulso no segundo tempo. Apesar de não reclamar do vermelho na hora, o jogador alvinegro disse que não pisou no lateral Léo Machado, como justificado por Murilo Tarrega Vitor.
A Inter ainda conseguiu empatar aos 40 minutos, em uma cobrança de pênalti de Pedro. A penalidade máxima foi sofrida por Vinícius Leite, que foi empurrado na entrada da área.
Jogo
Sem nenhum titular em campo, Ademir Fesan preservou o time principal para a partida de volta do mata-mata da segunda fase da Série D contra o Marcílio Dias, no Limeirão.
O clima estava carregado em campo, até pela rivalidade entre os times. E a situação foi agravada porque o União não quis mudar a data do jogo do primeiro turno, prejudicando a Inter, que precisou disputar duas partidas em menos de 24h. E também por conta da lesão de Thiaguinho, que os leoninos viram maldade no lance.
O início foi complicado para o árbitro, com muitas faltas, reclamações e desentendimentos entre os jogadores, que estavam pilhados.
O União defendia a liderança do Grupo 2 e uma invencibilidade de seis jogos. Sendo assim, teve o domínio das ações iniciais. Aos 10, o bom Chileno arriscou de fora da área e assustou Arthur Silveira.
Aos 13, Kadu fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área. Pablo Diogo cabeceou e a bola literalmente tirou tinta da trave de Matheus Pelegrini.
Depois do pênalti não marcado em favor da Inter, o jogo ficou tenso. O presidente leonino gritava das cabines de imprensa: “vamos”. Ele não estava gostando da morosidade do tme. Nem nós da imprensa.
Aos 33 minutos, o limeirense Emerson Muller chutou forte de fora da área e Arthur Silveira defendeu em dois tempos. Dois minutos depois, Pedro foi desarmado no meio por Emerson Muller. O volante acionou Jonathan da Ora, que se livrou de Adriel e mandou uma bomba de perna direita, no ângulo de Arthur Silveira. Um golaço: 1 a 0.
A Inter quase empatou no minuto seguinte com Kadu, que chutou cruzado da esquerda, rente a trave do União. Aos 41, Pablo Diogo cruzou rasteiro e Pedro chegou um segundo atrasado para empatar.
No contra-ataque, Kaique recebeu ótimo passe de Ruan e finalizou por cima do gol alvinegro.
Os times voltaram com as mesmas formações para a etapa complementar. A Inter não conseguia criar. Mas é bom destacar a grande atuação do lateral-esquerdo Renan Luís. O ex-ala do Capital/DF deu uma verdadeira aula para quem joga na posição.
O União apostava na velocidade de Manu pela esquerda. Foi então que Ademir Fesan começou a mexer no time. Vinícius Leite, Gabriel Lira e Wallace entraram nos lugares de Michael Paulista, Pablo Diogo e Juninho.
Aos 28 minutos, Vinícius Leite recebeu pela meia-direita e tentou colocar no canto. A bola raspou a trave de Matheus Pelegrini.
Se já estava difícil empatar, ficou pior ainda com a expulsão de Wallace aos 35 minutos. O árbitro entendeu que o meia leonino pisou no lateral Léo Machado.
Imediatamente, Fesan sacou o zagueiron Franklin para a entrada de Lucas Douglas. Já Maurício ocupou a vaga de Bruno Henrique, colocando a Inter no ataque.
As mexidas surtiram efeito e aos 37 minutos, Vinícius Leite foi empurrado na área. Pênalti que Pedro converteu com maestria. Foi seu segundo gol consecutivo pela Inter, ambos da mesma forma.
A Inter ainda buscou a virada nos minutos finais, mas ficou exposta aos contra-ataques do time ararense. Em duas ocasiões, Black levou perigo. Mas o placar ficou mesmo no 1 a 1.
Foi o primeiro empate entre os times na história. Até então eram 21 confrontos, com oito vitórias leoninas e treze do time ararense.
A Inter garantiu a classificação antecipada com a vitória do Comercial sobre o Botafogo por 2 a 0, no clássico de Ribeirão Preto. O Bafo assumiu a liderança com 16 pontos, contra 15 do União, 13 da Inter e 10 da Francana. O Botafogo foi a 6 e a Itapirense segue em último com 4.
A Inter volta a campo na segunda-feira contra o Comercial, as 19h, em Ribeirão Preto. Ademir Fesan recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso.
Situação
A penúltima rodada tem início hoje: 20h – Paulista x Rio Branco. Amanhã, às 15h – Araçatuba x Grêmio Prudente e São Caetano x Santo André; às 16h – Francana x União São João e Itapirense x Botafogo e às 18h – Linense x Noroeste. No domingo, às 10h – Portuguesa Santista x Taubaté e às 11h – Primavera x XV de Piracicaba. Na segunda-feira, às 19h – Guarani x São Bento e Oeste x São José e às 20h – Comercial x Internacional.
Na classificação: Grupo 1: 1) Monte Azul 14, 2) Grêmio Prudente 12, 3) Araçatuba 7, 4) Linense e Noroeste 5. Grupo 2: 1) Comercial 15, 2) União São João 14, 3) Internacional 13, 4) Francana 10, 5) Botafogo 6 e 6) Itapirense 4. Grupo 3: 1) Primavera e XV de Piracicaba 18, 3) Paulista 10, 4) Guarani e São Bento 7 e 6) Rio Branco 4. Grupo 4: 1) São José 19, 2) Portuguesa Santista 11, 3) São Caetano e Oeste 10, 5) Taubaté e Santo André 7.
Internacional 1 x 1 União São João
Gols – Jonathan da Ora aos 35 minutos do 1º tempo (USJ) e Pedro, de pênalti, aos 40 minutos do 2º tempo (IN).
Local – Limeirão
Árbitro – Murilo Tarrega Vitor
Público – 331 pagantes
Renda – R$ 3.480,00
Internacional – Arthur Silveira; Edson Jr, Franklin (Lucas Douglas), Adriel e Renan Luís; Bruno Henrique (Maurício), Kadu, Juninho (Vinícius Leite) e Michael Paulista (Wallace); Pablo Diogo (Gabriel Lira) e Pedro. Técnico – Ademir Fesan.
União São João – Matheus Pellegrini; Léo Machado, Bruno, Coutinho e Tallys (Peixoto); Ruan, Emerson Muller (Black), Manu (Igor) e Chileno; Jonatan da Ora (Rafael Tank) e Kaique (Lucas Franco). Técnico – Danilo Sacramento.
Ocorrências – cartão vermelho para Wallace (IN) e amarelos para Adriel, Renan Luís, Bruno Henrique e Pablo Diogo (IN); Léo Machado, Bruno, Tallys, Peixoto e Jonathan da Ora (USJ).