O Grupo A está definido. Holanda e Senegal venceram os seus jogos da terceira e última rodada da primeira fase e avançaram para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.
A Holanda não teve trabalho para derrotar a seleção anfitriã por 2 a 0, no Estádio Al Bayt, e confirmou a liderança do Grupo A.
O grande diferencial da Holanda nesta Copa tem sido Cody Gakpo, meia-atacante do PSV. O jogador marcou gol nos três jogos. Contra o Catar não foi diferente. Aos 25 minutos do primeiro tempo, ele driblou na entrada da área e acertou o canto para fazer 1 a 0. O camisa 8 é um dos artilheiros do certame, ao lado de Enner Valencia, do Equador.
O segundo gol aconteceu aos 5 minutos da etapa complementar. Memphis Depay finalizou na pequena área e o goleiro deu rebote. Em grande fase, Frenkie De Jong se antecipou aos zagueiros para marcar.
A Holanda ainda teve mais uma bola na rede, com Berghuis, mas o tento acabou anulado pela arbitragem. O árbitro de vídeo viu toque de mão de Gakpo no lance.
Senegal
O Senegal derrotou o Equador por 2 a 1 e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo pela segunda vez em sua história. Atual campeão africano, o Senegal agora enfrentará o primeiro colocado do Grupo B na próxima fase, enquanto o Equador volta para casa.
Precisando da vitória, Senegal tomou a iniciativa do jogo. Aos 41 minutos, Sarr invadiu a área e foi derrubado por Hincapié. O próprio atacante cobrou o pênalti e abriu o placar.
A equipe sul-americana avançou suas linhas e chegou ao empate aos 22 minutos do segundo tempo. Em cobrança de escanteio, Torres desviou de cabeça e Reasco, bem posicionado, só empurrou para a rede.
A torcida equatoriana mal pode comemorar o gol e três minutos depois, o zagueiro e capitão Koulibaly colocou Senegal em vantagem. Um dos artilheiros da Copa com três gols, Enner Valencia teve atuação discreta. Com uma torção no joelho, ele era dúvida para o duelo e jogou abaixo do esperado.