Enquanto as unidades de atendimento médico estão lotadas de pessoas com síndromes gripais, as gôndolas de farmácias estão vazias onde deveria ter principalmente xaropes, em Limeira. O medicamento está em falta desde o início do mês, conforme apurado pelo Rápido no Ar estabelecimentos de diferentes redes e regiões da cidade.
De acordo com o presidente da AFAL (Associação de Farmácias e Drogarias de Limeira), Fábio Cirulli, a produção desses medicamentos tradicionalmente tem uma pausa no fim do ano, portanto, a alta procura fora de época acabou com os estoques das unidades. Em seu estabelecimento, no Centro, não havia estoque de nenhuma marca, entre os mais prescritos. Ele destaca que a questão não é falta de matéria prima. Com a retomada da fabricação após o recesso, a expectativa é que os estoques sejam normalizados nos próximos 10 dias.
Os antigripais comuns, embora não estejam em falta, estão com estoque mais baixo. No estabelecimento de José Aparecido Maciel, no Jardim Aeroporto, ainda há produtos, mas poucos. E o problema é que as próprias distribuidoras não têm para suprir. Ele estima que a procura aumentou ao menos 70% nas últimas semanas. “Nunca vimos isso acontecer, com uma gripe fora de época”, diz ele, que salienta a dificuldade para reposição. “Às vezes conseguimos um pouco, mas não dá para um dia”, informa.
Em outro estabelecimento do Jardim São Francisco a situação é a mesma, com a falta de xaropes e escassez de antibióticos e anti-inflamatórios desde a virada do ano. Como as compras são feitas pela rede, ainda não é possível saber quando a situação será normalizada.
E você, já tentou comprar xarope e saiu de mãos abanando? Opine na enquete dos stories do Instagram do Rápido no Ar. O resultado parcial das participações serão apresentados no Conexão do Ar desta terça-feira, a partir das 11h30. Curta o novo canal de vídeos ao vivo do Rápido no Ar.