Ele tem apenas 18 anos e um potencial acima da média. O lateral-direito Kauã Santos acaba de ser contratado pelo Grêmio, por empréstimo. O jogador era titular absoluto do Independente no Campeonato Paulista da Segunda Divisão e fará muita falta nesta reta final.
Os valores não foram divulgados, mas o Independente ficará com 50% de uma venda futura. Será praticamente o mesmo mecanismo adotado na ida do zagueiro Micael para o Atlético/MG. O Galo recebeu uma quantia menor da ida do defensor para o Dinamo Houston, dos EUA e agora espera por mais de R$ 1 milhão por sua transferência ao Palmeiras.
Kauã, que é filho do Juninho do Futsalva, se consolidou como uma das grandes revelações do Independente na Bezinha. O lateral, que fez sua estreia profissional este ano, impressionou os olheiros gremistas por sua entrega, determinação e espírito de luta.
Contra o Flamengo, em Guarulhos, Kauã, apelidado pelos companheiros de Cotô, viveu uma de suas atuações mais marcantes. Após um chute no supercílio, teve de ser enfaixado e levou pontos depois da partida. Ainda assim, atuou os 90 minutos e foi eleito o melhor em campo.
A cena, que rapidamente se espalhou, reforçou sua imagem de guerreiro entre torcedores e comissão técnica.
Desde que chegou ao Independente, Kauã trabalhou demais para conquistar seu espaço. “Eu agradeço a Deus pelas oportunidades e aos técnicos que confiaram em mim. Sempre me dedico nos treinos para jogar e honrar essa camisa”, declarou o atleta com humildade.
A trajetória no clube começou no ano passado, com atuações seguras pelo time Sub-20 na Paulista Cup. O desempenho não passou despercebido e rendeu a tão sonhada promoção ao elenco profissional.
A estreia no Pradão, diante da torcida, foi um capítulo inesquecível para o jogador e sua família. “Foi emocionante. Um sonho realizado”, relembra.
Fã de um dos maiores laterais-direitos do futebol, Kauã tem em Cafu, capitão do penta em 2002, sua grande inspiração. “Conheci o Cafu vendo vídeos. Meu pai sempre falava dele, da garra e da dedicação. Ele é uma grande referência para mim. A história dele mostra que, com trabalho e esforço, a gente pode conquistar grandes coisas”, disse.
O gestor Saulo Roncato elogiou a postura do jogador. “Kauã é um atleta com excelente potencial técnico e um exemplo de dedicação. Sua evolução tem sido constante e o comprometimento com os objetivos do clube foi notável. Temos plena confiança em seu desenvolvimento”, destacou.
Definição
O técnico Lúcio Borges definirá na tarde de hoje o time titular do Independente para a partida contra o Guarulhos, domingo, às 15h, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, pela penúltima rodada da fase de classificação da Bezinha.
O lateral-esquerdo Pedrinho passou por exames ontem para saber a gravidade ou não de sua lesão muscular, que o tirou do último jogo. Sendo assim, Baxola, um dos melhores em campo na vitória sobre o Batatais por 1 a 0, seguirá improvisado na posição.
Na direita, no lugar de Kauã Santos, jogará Matheus Oliveira. Nas demais posições o Galo será o mesmo: Jonathan; Matheus Oliveira, Léo Lopes, Gabriel Hilário e Baxola; Eduardo Processo, Prado e Luan; Cauã Andrade, Juan Mosquera e Menezes.
Com as duas vitórias seguidas, diante de Flamengo e Batatais, o Independente saltou da lanterna para a terceira posição no Grupo 2. O Galo continua dependendo só dele: duas vitórias, se classifica. Se empatar em Guarulhos, aí só com um milagre para ficar com uma das duas vagas de melhor terceiro.