O gesto de um torcedor que assistia a uma partida de basquete, na última sexta-feira (13), no Ginásio Poliesportivo Vô Lucato, em Limeira (SP), entre o São Caetano e São Leopoldo Mandic, acabou com a retirada dele do local e registro de um Boletim de Ocorrência, feito por um advogado, no Plantão Policial.
A partida foi paralisada pelo árbitro, após um tumulto que teve início no instante em que um atleta do time de Limeira ficou incomodado diante da cena – o homem, que estava na arquibancada, abria e fechava os braços, dando a entender que estaria imitando um macaco.
O mesário pediu a retirada dele, o que foi feito, e o jogo continuou. O advogado que representa o São Leopoldo Mandic registrou a ocorrência dizendo que repudia qualquer ato que fira a dignidade da pessoa humana.
O BO foi registrado para que caso o atleta tenha se sentido ofendido procure o Distrito Policial, faça a representação contra o autor.

Nota de Repúdio
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, informou, através de uma nota à imprensa, que repudia veementemente qualquer ato de racismo, discriminação ou preconceito.
“O episódio registrado durante o jogo de basquete no Ginásio Vô Lucato está sendo apurado, sendo que os responsáveis já foram notificados para que, em até 48 horas, respondam se os autores foram identificados, bem como quais medidas foram adotadas. A Prefeitura reforça seu compromisso permanente no combate ao racismo e na promoção do esporte como instrumento de inclusão, respeito e igualdade”, encerra-se a nota.



