Curtir uma praia com a família no verão é tudo de bom, mas imprevistos às vezes acontecem. Para nenhum incidente estragar o clima do seu verão, fique atento a algumas dicas para quem pretende ir à praia com crianças.
Antes de sair, é recomendável checar a qualidade das águas das praias e represas; água com qualidade ruim oferece riscos a todos
1 – Não esqueça do filtro solar
Também prefira os horários em que a exposição ao sol é mais segura. Pela manhã, antes das 10 horas e no fim da tarde, após as 16 horas, são os melhores horários para curtir a praia com as crianças. Se possível, leve guarda-sol, chapéu e use roupas com proteção UV.
2 – Mantenha as crianças sempre hidratadas
Leve água de casa. Se comprar na praia, descarte corretamente a embalagem junto com os resíduos recicláveis.
3 – Leve lanches leves
Prefira lanches que não estraguem rápido e fáceis de serem consumidos. Frutas, sucos naturais e água de coco são opções saudáveis e práticas. Se comprar alimentos na praia, verifique a procedência e as condições de higiene dos produtos.
4 – Nunca esqueça de coletar o lixo
Recolha todo o lixo que você produziu e descarte de forma apropriada.
5 – Leve toalhas e roupas secas
No caminho de volta para casa, troque a roupa das crianças. Se possível, dê uma ducha de água doce antes de vestir a roupa limpa. A remoção da areia e da água salgada ajuda a evitar assaduras.
6 – Evite tumultos e agitação
Procure uma praia com mar mais tranquilo para curtir, um mar sem ondas fortes, e, de preferência, em um ponto próximo a um guarda-vidas.
7 – Nunca perca as crianças de vista
As praias lotam no verão e tanto o mar, como o ambiente com pessoas desconhecidas, oferecem riscos. Tenha o “babá da vez”. Um adulto de cada vez para se responsabilizar pelas crianças.
8 – Identifique as crianças se possível
Coloque pulseirinhas onde constem o nome da criança e os contatos do responsável. E também oriente os pequenos sobre os riscos que aquele ambiente oferece.
9 – Evite lugares próximos a embarcações e jet-skis
Se observar algum comportamento inadequado por parte dos condutores de algum veículo desse tipo, denuncie à guarda costeira e avise ao guarda-vidas de plantão.
10 – Não esqueça de levar repelente
Verifique se a praia costuma ter muitos insetos.
11 – Observe a qualidade da água da praia que pretende visitar
Não entre, nem permita que as crianças entrem no mar quando a água estiver imprópria para banho. A água poluída põe em risco a saúde de todos, mas crianças e idosos são ainda mais vulneráveis.
12 – E NÃO ESQUEÇA DOS BRINQUEDINHOS DE PRAIA
Se não tiver em casa, dá para improvisar com potinhos e utensílios plásticos de cozinha.