Os Estados Unidos anunciaram neste sábado (3) uma operação militar direcionada à captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A ação teria ocorrido em meio a ataques estratégicos a pontos considerados sensíveis do país, incluindo a capital, Caracas. Segundo autoridades americanas, o objetivo seria enfraquecer o comando do governo venezuelano.
Nas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou: “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em larga escala contra a Venezuela, e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, foi capturado e levado para fora do país juntamente com sua esposa. Esta operação foi realizada em conjunto com as forças policiais dos EUA. Mais detalhes em breve.”
A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, declarou que Nicolás Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, foram formalmente indiciados pela Justiça do Distrito Sul de Nova York.
Ainda segundo Bondi, Maduro responde a acusações de conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, além de posse e conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos, com o objetivo de atentar contra os Estados Unidos.




