O Santos deve confirmar nesta terça-feira a sua classificação para as quartas de final da Taça Libertadores da América. O Peixe recebe a LDU, às 19h15, na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das oitavas de final.
Como venceu o jogo de ida por 2 a 1, em Quito, gols de Soteldo e Marinho (de pênalti), o Peixe poderá, por exemplo, perder por 1 a 0, já que o gol fora de casa é critério de desempate. Se for derrotado por 2 a 1, a decisão da vaga será nas penalidades máximas.
No fim de semana, o técnico Cuca, recuperado da covid-19, colocou em campo praticamente a equipe titular diante do Sport, na Vila Belmiro, e goleou por 4 a 2, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Deixou de fora apenas o atacante Soteldo, que entrou no segundo tempo para homenagear Diego Armando Maradona, uma vez que estava com a camisa 10. E foi dele o quarto e último gol, em cobrança de pênalti. Os três primeiros foram de Marinho, Lucas Veríssimo e Bruno.
O goleiro João Paulo deve ser a principal novidade do Peixe. O arqueiro precisou encarar a quarentena em razão da covid-19 e agora está liberado pelo departamento médico. O volante Jobson também está de volta após cumprir suspensão automática na altitude.
O time praiano terminou em primeiro lugar no Grupo G com 16 pontos. De forma invicta, venceu cinco jogos e empatou um, marcando 10 gols e sofrendo 5, ou seja, 88,9% de aproveitamento.
A LDU conquistou o primeiro turno do Campeonato Equatoriano e, no segundo, está em terceiro lugar, com 20 pontos, atrás dos líderes Emelec e Barcelona de Quayaquil, com 21. Na última rodada, venceu o Olmedo por 3 a 0.
Na fase de grupos, a LDU desbancou o São Paulo e se classificou às oitavas de final na segunda colocação do Grupo D, com 12 pontos, um atrás do River Plate. Foram quatro vitórias, duas derrotas, 12 gols marcados e 8 sofridos, um aproveitamento de 66,7%.
Outros dois brasileiros estarão em campo nesta terça-feira. Às 19h15, o Athletico/PR enfrentará o River Plate, em Avellaneda, após 1 a 1 na Arena da Baixada. Às 21h30, o Flamengo recebe o Racing, no Maracanã, após 1 a 1 na Argentina.
Santos x LDU
Santos – João Paulo, Pará, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe e Felipe Jonathan; Jobson, Diego Pituca e Jean Mota; Soteldo, Kaio Jorge e Marinho. Técnico – Cuca.
LDU – Adrián Gabbarini; Pedro Perlaza, Luis Caicedo, Anderson Odóñez e Christian Cruz; Edison Vega, Jordy Alcivar, Billy Arce, Jhojan Julio e José Quintero; Cristian Martínez. Técnico – Pablo Repetto.
Árbitro – Néstor Pitana (ARG)
Local – Vila Belmiro, às 19h15.