Uma investigação voltada a roubo de cargas, e realizada por policiais civis da 1ª DIG/DEIC de Piracicaba (SP), resultou num flagrante de Furto de Carga/ Receptação, na cidade de Paulínia (SP), sendo presos quatro envolvidos no esquema – dois motoristas que, num primeiro momento, seriam vítimas de Roubo, e dois funcionários de uma empresa que participavam do transbordo do combustível (óleo diesel). Um terceiro motorista, que chegou por último, entrou como testemunha.
Segundo os policiais da Divisão Especializada, devido à incidência de ocorrências desta natureza, eles fizeram contato com empresas de transporte para que reportassem desvio de rotas suspeitas. Neste sábado (24), os investigadores tomaram conhecimento que dois caminhoneiros estariam transportando combustível do município de Santos, no litoral paulista, com destino à Paulínia e que, durante o trajeto, a transportadora percebeu que perdeu o acesso ao monitoramento por câmeras nos caminhões.
Com apoio de investigadores do GOE (Grupo de Operações Especiais), os agentes da DIG/DEIC passaram a acompanhar e descobriram que antes que fosse realizada a entrega da carga, os motoristas seguiram para uma espécie de transportadora, onde pararam.
Sendo assim, os policiais civis permaneceram na observação discreta e viram quando os dois motoristas estavam acoplando uma mangueira ao caminhão, a qual estava acoplada a um tanque onde o combustível seria descarregado e comprovaram que se tratava de Furto e desvio da carga.
Em momento oportuno foi realizada a abordagem, a qual gerou correria das pessoas que ali estavam, inclusive os motoristas dos caminhões que já estavam com mangueiras acopladas ao tanque para efetuar a descarga irregular. Detidos, os dois motoristas que seriam vítimas do suposto “Roubo” disseram, informalmente, que estavam ali desviando o combustível para venda, com o auxílio de dois funcionários.
Em dado momento surgiu no local um terceiro caminhão-tanque, o qual foi igualmente abordado. Questionado, o motorista também confirmou que estava ali com o objetivo de descarregar parte do combustível para posterior venda.
Compareceram no local a equipe de perícias do município de Campinas (SP), bem como os representantes da empresa-vítima que transportava o combustível (diesel). Diante disso foi proferida voz de prisão aos dois motoristas que já estavam no local efetuando o descarregamento, bem como aos dois funcionários que ali estavam para recepcionar a carga desviada.
Os quatro foram levados para a sede da DEIC, em Piracicaba, onde o delegado Marcel Willian Oliveira de Sousa elaborou o flagrante. Os quatro foram encaminhados para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas (SP), onde aguardam a decisão da Justiça.