Um empresário, de 51 anos, teve seu celular “clonado” e acabou permitindo que alguns de seus contatos fossem abordados em uma tentativa de golpe pelo WhatsApp. Nas abordagens, o criminoso pedia empréstimos por meio de transferências bancárias. Foi então que um dos familiares desconfiou e alertou o empresário limeirense.
O homem recebeu uma mensagem em seu celular na tarde de domingo (5) de uma pessoa que dizia ser de um site de anúncios, onde ele teria anunciado um veículo. O golpista teria dito a ele que enviaria um código por SMS para manter o anúncio no ar.
Quando recebeu o código, percebeu se tratar do “código de segurança” do WhatsApp, mas mesmo com o alerta para não repassar a ninguém, acabando entregando o código ao golpista. Esta é uma das maneiras que os estelionatários têm utilizado para “clonar” a conta do WhatsApp em outro aparelho que não é o da vítima.
Momentos depois, um irmão do empresário fez contato com ele e disse que “ele” estaria pedindo por meio de mensagens no aplicativo de conversas um empréstimo de R$ 2 mil. Foi quando ele percebeu que o golpe estava em andamento. A pessoa já tinha, inclusive, passado o número de uma conta bancária para receber o valor. Um outro amigo também teria sido abordado com o pedido de R$ 1,5 mil.
O empresário registrou a ocorrência no Plantão Policial na tarde de domingo e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil.