Em momentos delicados no Campeonato Estadual, São Paulo e Flamengo se enfrentam hoje, às 21h30, no MorumBIS, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Globo.
O Tricolor vem de derrota no clássico para o Palmeiras por 3 a 1, na Arena Barueri, e segue na 14ª posição, com apenas quatro pontos em cinco jogos. O time de Hernán Crespo está junto com o Noroeste, que é o primeiro na zona do rebaixamento, porém tem uma vitória contra nenhuma do concorrente. A Ponte Preta está na lanterna com um ponto.
O São Paulo tem mais três jogos a realizar, dois seguidos em casa contra Santos e Primavera e na última rodada vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta. O Velo, que também tem quatro pontos, terá o Noroeste, em Bauru, o Santos, na Vila Belmiro e o Red Bull Bragantino, no Benitão.
Na última temporada, o Tricolor terminou o Campeonato Brasileiro na oitava colocação, com 51 pontos, garantindo vaga na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
O Flamengo por sua vez, vem de derrota no clássico para o Fluminense por 2 a 1, no Maracanã. Desta forma, aparece na zona do quadrangular de rebaixamento do Campeonato Carioca.
Em meio a um momento de instabilidade, o time de Filipe Luís foca suas atenções para a estreia no Brasileirão. Atual campeão nacional, o time carioca vai com força máxima, com o retorno de Arrascaeta.
Ficam de fora Danilo, De La Cruz, Saúl e Luiz Araújo, que estão lesionados. Ayrton Lucas foi liberado e está à disposição. Já Allan e Michael não foram relacionados porque negociam com outros clubes.

Rafinha
Rafinha se apresentou oficialmente ao São Paulo e afirmou que sua chegada tem como objetivo aproximar o departamento de futebol da comissão técnica. O dirigente disse que, no período recente, o treinador acabou exposto por causa da crise política do clube.
Rafinha afirmou que Crespo agora terá foco exclusivo no campo. “Ele sabe que tem pessoas aqui para blindar, para responder o que é de fora e deixar ele só no futebol”, disse.
Rafinha conviveu e jogou com peças importantes do elenco de Hernán Crespo, como Rafael, Arboleda, Lucas, Luciano e Calleri. Além disso, o ex-lateral sempre foi conhecido por sua liderança e pela capacidade de manter um bom ambiente interno.
Foram 117 partidas disputadas pelo Tricolor e dois títulos conquistados: Copa do Brasil de 2023 e Supercopa de 2024.
Multicampeão, Rafinha teve sucesso por onde passou. No Bayern de Munique, da Alemanha, conquistou sete títulos da Bundesliga, quatro da Copa da Alemanha, quatro da Supercopa da Alemanha, um da Supercopa da UEFA, um da Liga dos Campeões (na temporada 2012/13) e um do Mundial de Clubes.
Pelo Flamengo, foi peça importante no histórico time comandado por Jorge Jesus, conquistando a Libertadores e o Brasileirão em 2019 e participando também de parte do de 2020.
Rodriguinho
O São Paulo concluiu a negociação do meia Rodriguinho com o Red Bull Bragantino, que acertou a compra de 80% dos direitos econômicos do jogador por 3 milhões de dólares, sendo 2,5 milhões de dólares à vista e 500 mil dólares em janeiro de 2027.
O Tricolor ainda permanecerá com 20% dos direitos econômicos do atleta, cujo contrato com o clube era válido até 31 de dezembro de 2026.
São Paulo x Flamengo
São Paulo: Rafael; Maik, Alan Franco, Arboleda e Wendell; Bobadilla, Danielzinho, Marcos Antônio e Lucas Moura; Luciano e Tapia. Técnico – Hernán Crespo.
Flamengo – Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro, Erick Pulgar, Jorginho, Carrascal e Arrascaeta; Gonzalo Plata (Bruno Henrique ou Samuel Lino) e Pedro. Técnico – Filipe Luís.
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (GO).
Local – Morumbis, às 21h30.




