As exportações em Limeira começaram 2017 com resultados positivos. Em janeiro, foi exportado o volume financeiro de 34.641.428 dólares, valor 23,6% superior ao registrado no mesmo período em 2016 e 1,3% maior em relação a 2015.
No ranking das cidades mais exportadoras do estado, elaborado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos, da Ciesp, Limeira fechou janeiro na 27ª colocação. A cidade ficou a frente de municípios da região como Americana (31º) e Santa Bárbara d’Oeste (38º). O ranking é referente ao acumulado do ano de 2016, quando 167 empresas exportadoras movimentaram juntas em Limeira um volume financeiro de US$ 445,5 milhões.
O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, José França Almirall, o Tito Almirall, afirma que a meta desta gestão é atuar de maneira forte no incentivo à exportação. Ele conta que, nos últimos dias, três empresas do setor de joias e folheados buscaram capacitação junto à pasta. “Nossa atuação será no sentido de dar informações e orientações”, diz. O secretário ressalta que esse trabalho visa impactar duas frentes: a geração de emprego e a elevação da arrecadação do município.
Os três principais destinos das exportações limeirenses são Ilhas Cayman (18,56%), Estados Unidos (18,16%) e Argentina (9,21%). Cerca de 26% de toda produção exportada por Limeira teve como destino o sudeste asiático e 22,6% foi escoada para os países da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). 6,3% seguiu para a Europa, e 3,2% para a África.
Foram 27 mil toneladas de produtos exportados. Cerca de 80% da exportação é concentrada em cinco produtos: compostos aminados de funções oxigenadas, pastas químicas de madeira, sucos e extratos vegetais, partes e acessórios dos veículos automotivos e partes destinadas a motores.