A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) decretou que o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, será um feriado escolar nas mais de 5.000 unidades da rede estadual. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial. Nesta data, as aulas serão suspensas em todas as escolas estaduais, com retomada marcada para a quarta-feira (16). As unidades de ensino, entretanto, permanecerão abertas para atividades administrativas.
O secretário da Educação, Renato Feder, destacou a importância dos professores, afirmando que eles são “a alma da escola e referência para alunos e a sociedade”. Ele também ressaltou o compromisso da gestão com a valorização dos docentes do Estado.
Em setembro, a Seduc-SP nomeou os primeiros aprovados no concurso público para docentes do Ensino Fundamental II e Médio, convocando 18 mil profissionais. Além disso, em 2025, a rede estadual pretende contratar 3 mil professores para disciplinas técnicas no Ensino Médio profissionalizante.
A valorização dos professores também se estende à promoção salarial. Recentemente, foi aberto o processo de promoção para 120 mil docentes, diretores e supervisores de ensino, após sete anos sem concurso para o Quadro do Magistério (QM). Outro ponto importante foi a aprovação de mais de 5 mil pedidos de remoção, permitindo que os professores mudem de endereço sede para o ano letivo de 2025.
Educação continuada e pós-graduação
A Seduc-SP também promoveu iniciativas de formação continuada para os educadores. O programa Multiplica SP, que incentiva a troca de conhecimentos entre profissionais da educação, foi expandido, e uma nova parceria com o Sesi-SP oferece cursos de pós-graduação em Educação Matemática. São 810 vagas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, com aulas presenciais em polos localizados na capital, Campinas e Sorocaba.