Desfile cívico reúne 10 mil pessoas na Dr. Trajano em Limeira

O público lotou a rua Dr. Trajano de Barros Camargo, no Centro de Limeira, para acompanhar o Desfile Cívico em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil na quinta-feira (7). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o evento reuniu aproximadamente 10 mil pessoas e contou com a apresentação de 21 entidades e instituições de ensino da cidade.

desfile-01 desfile-02 desfile-03 desfile-04 desfile-05 desfile-06 desfile-07 desfile-09

Ao lado de outras autoridades municipais e de seu secretariado, o prefeito Mario Botion acompanhou toda a celebração, que teve início às 8h. Botion destacou a presença maciça da população. “É um momento de alegria e as pessoas vieram prestigiar esse desfile, o que é importante. O empenho também das entidades e instituições foi essencial para transmitir essa alegria”, destacou.

O prefeito ressaltou ainda a necessidade de resgatar o civismo. “É algo que precisa ser reconstruído. O cidadão e o país precisa ter o civismo aguçado, para enfrentar os desafios que precisam ser superados ao longo do tempo”, disse.

Neste ano, o tema escolhido para o desfile foi “Brasil, nossa terra, nossa gente”. A abertura contou com a presença da banda Arthur Giambelli e da tropa do Tiro de Guerra 02-020.

Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Daniel Antônio Câmara Fontoura disse que o TG houve uma preparação específica para as comemorações da Independência com objetiv. “A data é o ponto máximo da Semana da Pátria e é importante para todos nós, brasileiros. É o dia em que pudemos vibrar e mostrar um pouco de nosso trabalho.”

O deputado federal Miguel Lombardi lembrou que o feriado de Sete de Setembro é um espaço democrático para a manifestação popular. “É um dia em que a população pode se manifestar em favor da independência em todos os setores, independência da transparência, da fiscalização e independência da corrupção. É uma festa que deve ser celebrada e comemorada por toda a população”, disse.

Aos 95 anos, a professora e poetisa Eudoxia Silva Castro Quitério levantou cedo para acompanhar o desfile na Praça Toledo Barros. Animada com as apresentações, ela fez questão de prestigiar o evento. “Minha idade não é impedimento para estar aqui vendo o desfile. Eu já tinha orgulho da minha cidade, de sua civilidade e de suas escolas. Mas, a partir desse desfile, meu orgulho só aumento”, declarou.

Relação completa das apresentações:
Banda Arthur Giambelli
Tiro de Guerra
Polícia Militar
Corpo de Bombeiros
SAMU
Guarda Civil Municipal
ALAMM-Associação Limeirense de Autismo Mundo Melhor
APAE-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Grupo de Escoteiros Tatuiby
Grupo de Escoteiros Limeira
Secretaria Municipal de Educação
Grupo Desbravadores
Escola Estadual professor Lázaro Duarte do Páteo
Paróquia Santa Luzia
CAMPL-Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira
Projeto Poder para Mudar
CEPROSOM-Centro de Promoção Social Municipal de Limeira
Igreja Assembléia de Deus
Escola Senai Luiz Varga
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Grito dos Excluídos
Clube de Carros Antigos de Limeira

Fotos: Adilson Silveira

Compartilhe!