A Fifa divulgou os potes para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de Clubes de 2025, que acontecerá nesta quinta-feira, às 15h, em Miami, nos Estados Unidos.
A primeira edição do torneio quadrienal criado pela Fifa, será disputada nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.
As 32 equipes, das seis confederações continentais, serão divididas em oito grupos, com formato de disputa semelhante ao da Copa do Mundo: os dois melhores de cada chave avançam às oitavas de final. O Brasil é o país com mais representantes: quatro.
Atual campeão da Taça Libertadores da América e último classificado para a competição, o Botafogo/RJ estará no pote 3 e terá dois rivais europeus na primeira fase.
Os outros três brasileiros (Flamengo, Fluminense e Palmeiras) serão cabeças de chave e terão apenas um europeu em sua chave, que virá do pote 2.
Os times do mesmo país não poderão ficar no mesmo grupo. Nenhuma chave poderá ter mais de um time da mesma confederação, exceto a Europa, que tem 12 representantes no torneio. Ou seja: quatro dos oito grupos terão dois clubes europeus.
Os dois clubes dos Estados Unidos ficarão na quarta posição dos grupos A e B, para fins de agenda, segundo a Fifa. Os oito times do pote 1 serão alocados na primeira posição de seus respectivos grupos.
No pote 1, ficaram os quatro melhores times do ranking da Europa e os quatro melhores times do ranking da América do Sul. O pote 2 tem apenas equipes europeias: os outros oito participantes do continente que garantiram vaga no Mundial.
No pote 3 ficaram os dois melhores times dos rankings dos seguintes continentes: Ásia, África e Américas Central e do Norte. E também os outros dois representantes da América do Sul.
Já o pote 4 ficou com os outros times classificados para o torneio, incluindo os representantes da Oceania e do país-sede.
Pote 1 – Bayern de Munique (ALE), Flamengo, Fluminense, Manchester City (ING), Palmeiras, PSG (FRA), Real Madrid (ESP) e River Plate (ARG).
Pote 2 – Atlético de Madrid (ESP), Benfica (POR), Borussia Dortmund (ALE), Chelsea (ING), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Porto (POR) e RB Salzburg (AUT)
Pote 3 – Al-Ahly (EGI), Al-Hilal (SAU), Boca Juniors (ARG), Botafogo/RJ, León (MEX), Monterrey (MEX), Ulsan (COR) e Wydad Casablanca (MAR)
Pote 4 – Al Ain (EAU), Auckland City (NZL), Espérance de Tunis (TUN), Inter Miami (EUA), Mamelodi Sundowns (AFS), Pachuca (MEX), Seattle Sounders (EUA) e Urawa Red Diamonds (JAP)
*** Informações – Globo Esporte