A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a chegada de um sistema meteorológico na costa da região sudeste e uma frente fria que afetará o estado entre sexta-feira (18) e segunda-feira (21). Esses fenômenos trarão pancadas de chuva intensas, fortes rajadas de vento, quedas de raio e possibilidade de granizo.
As regiões de Presidente Prudente, Araraquara, Marília e Bauru estão no radar para chuvas intensas, quedas de raio e potencial queda de granizo. A população deve estar atenta a possíveis alagamentos e enxurradas. A recomendação é evitar atravessar áreas alagadas ou com enxurradas e, em situações de queda de raio ou granizo, buscar abrigo em locais cobertos e seguros.
Para a faixa leste do Estado, incluindo a capital, Região Metropolitana e litoral paulista, a previsão é de chuvas e rajadas de vento que podem atingir até 80 km/h. A orientação é evitar permanecer sob árvores.
Nas áreas litorâneas, a agitação marítima será intensificada pelas fortes rajadas de vento. Durante o período de alerta, a Defesa Civil desaconselha a permanência no mar e nas orlas da praia. É importante ter atenção com edificações e vias em áreas propensas à erosão e inundações costeiras. Embarcações e práticas esportivas aquáticas ou influenciadas pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf, também devem ser evitadas.