A Croácia, vice-campeã do mundo em 2018, segue viva na Copa do Mundo do Catar. Após empatar no tempo normal com o Japão por 1 a 1, no Al Janoub Stadium, venceu nos pênaltis por 3 a 1 e agora espera por Brasil ou Coreia do Sul.
Quando a partida se encaminhava para um empate sem gols no intervalo, o Japão surpreendeu. Aos 42 minutos, após um escanteio curto, Doan cruzou e Maeda, praticamente com o gol vazio, finalizou para o gol, colocando os japoneses em vantagem.
Na volta do intervalo, a Croácia precisou de apenas nove minutos para deixar tudo igual. Lovren cruzou da direita e Perisic se antecipou ao marcador e deu uma cabeçada certeira, no canto esquerdo baixo de Gonda: 1 a 1, placar final.
Perisic chegou ao seu sexto gol em Copas do Mundo e empatou com Davor Suker, lendário atacante croata, como maior artilheiro da história do país na competição.
Em 2018, a Croácia viveu todas as emoções de prorrogações e disputas de pênaltis. E logo no primeiro mata-mata no Catar, o roteiro se repetiu. Inspirado, o goleiro Livakovic pegou três pênaltis e a Croácia venceu por 3 a 1.