Duas crianças, um menino de 5 e uma menina de 3 anos, foram encontradas abandonadas na madrugada desta terça-feira (25), por um agente da Guarda Civil Municipal, que estava seguindo para o seu plantão. Elas estavam sozinhas, chorando e tremendo de frio, sentadas em uma calçada próximo ao estádio Limeirão, em Limeira (SP).
De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), o agente Gimenes encontrou as crianças por volta das 5h40 sozinhas. Ao avistá-las, parou o carro e foi conversar. As crianças relataram que foram abandonadas pela avó e pela mãe.
Diante do fato, as crianças foram encaminhadas para a Base 01 da GCM, onde foram alimentadas e cobertas com as blusas dos agentes, até a chegada do Conselho Tutelar.
O Conselho Tutelar localizou a avó, que alegou que as crianças dormiam com ela e por volta das 5h30 teria ouvido um barulho e saiu do quarto, indo até a casa da frente desocupada, porém ao retornar não viu mais os netos. A mãe delas não estava na residência, a avó disse que a genitora estava de folga e passou a noite com o namorado.
As crianças foram encaminhadas para triagem para tomarem banho e se alimentarem. A mãe e a avó foram conduzidas para a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) para esclarecimentos.
Ainda segundo a GCM, a conselheira tutelar relatou que, em seu entendimento, as crianças não foram abandonadas, elas acordaram e não viram ninguém e “na cabeça delas” acharam que foram abandonadas, saindo para procurar ajuda. As crianças serão devolvidas para a mãe, a qual será acompanhada por assistentes sociais e pelo CRAS.
Fotos: Wagner Morente / Rápido no Ar