O terceiro caso de raiva humana foi confirmado em Minas Gerais nesta terça-feira (26). De acordo coma Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), exames laboratoriais concluíram nesta semana que o menino de 5 anos que morreu em Bertópolis em 17 de abril também foi vítima da doença.
Veja: Fake! Áudio sobre ataque de morcegos em Limeira é falso
A criança não tinha sinais de mordida ou arranhão por morcego, mas segundo a SES-MG, o caso foi investigado para a raiva devido à proximidade geográfica das ocorrências, uma vez que todos os pacientes são provenientes da área rural de Bertópolis, no Vale do Mucuri (MG).
O caso ainda segue em investigação para identificar as circunstâncias do contágio.
O primeiro caso confirmado de raiva humana foi de um menino indígena de 12 anos, que morreu em 4 de abril. O segundo foi de uma menina da mesma idade, cujo caso foi notificado em 5 de abril. De acordo com o SES-MG, ambas as crianças foram mordidas por um mesmo morcego na área rural.
A menina segue internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 14 de abril, recebendo tratamento especializado contra a doença.
Em nota, a Secretaria informou que está investigando um quarto caso, notificado no dia 21 de abril, também na área rural de Bertópolis. Segundo o órgão, a paciente é uma menina de 11 anos, que apresentou sintomas como febre e cefaleia.
A criança possui parentesco com o segundo caso confirmado, por isso foi notificada como suspeita e encaminhada para o hospital de referência, onde foram coletadas amostras laboratoriais.
O governo enviou mais doses de vacina antirrábica humana para o município, no último domingo (24). Até terça-feira (26), 977 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 767 com a segunda.