A Polícia Militar (PM) teve uma surpresa na noite desta segunda-feira (17) após uma família pedir socorro na Avenida Senhor Libertino Pizani, no bairro Cidade Universitária, em Limeira (SP).
Segundo informações apuradas, a equipe dos PMs Roso e Martins, estavam patrulhando pelo local, quando perceberam um veículo emparelhando ao lado da viatura e pedindo ajuda. Estavam três pessoas no veículo, a mãe, a filha e um motorista. Eles pediam ajuda para levar a criança para o hospital, após ela ter sido picada por um escorpião no Jardim São Paulo.
Imediatamente os policiais iniciaram um deslocamento de emergência e conseguiram levar a criança até a Santa Casa de Limeira rapidamente.
Emocionada, a mãe agradeceu a Deus e aos policiais que foram dois anjos que estavam em seu caminho. “A equipe médica foi extremamente atenciosa e também não tenho palavras para agradecer o que fizeram pela minha filha.” Relatou a mãe.
A menina recebeu o atendimento no Hospital, passou a noite tomando soro e teve alta na manhã desta terça-feira (17). “Eu não acreditei, por saber de casos de mortes de crianças picadas por escorpião eu achei que o pior tinha acontecido com a minha filha.”
Após o susto e muito agradecida, a mulher relatou para a equipe de reportagem do Rápido no Ar, que o resgate da PM e o bom atendimento da Santa Casa salvou a vida de sua filha. “Os PMs e o ótimo atendimento da Santa Casa ajudaram a salvar a vida da minha filha.”
Primeiros socorros em caso de picada de escorpião:
O que fazer?
Limpar o local com água e sabão
Aplicar compressa morna no local
Procurar o serviço de saúde mais próximo
Se possível, encaminhar junto ao hospital, o escorpião que picou a vítima.
O que não fazer?
Não realizar torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer o local da picada.
Não fazer sucção no local da ferida
Não aplicar nenhum tipo de substância no local, nem realizar nenhum tipo de curativo, pois fechar a ferida pode aumentar o risco de infecções.
Não ingerir bebida alcoólica, álcool, querosene, fumo ou gasolina, no intuito de tirar a dor, além de não agir contra o veneno, também poderá piorar o quadro clínico do paciente.
Não colocar gelo ou água fria no local da picada, pois temperaturas frias, aumenta a dor no local.