Mãe e filho, que residem em Rio Claro (SP), foram multados em pouco mais de R$ 216 mil, nesta quarta-feira (8), após serem flagrados com 08 filhotes de Coleirinho-Papa Capim e 413 Minhocuçus. O flagrante foi feito pela Polícia Militar Ambiental que, em decorrência da “Operação Impacto – Piracema”, foi averiguar denúncia sobre comércio ilegal de filhotes de aves da fauna nativa silvestre e comércio ilegal de animais silvestres.
No local, os patrulheiros ambientais foram recebidos – primeiro – pelo filho que, ao ser informado sobre a denúncia, autorizou a entrada da equpe e, de imediato, apresentou duas caixas de isopor contendo 413 Minhocuçus e 04 ninhos com oito filhotes de Coleirinho-Papa Capim que foram retirados de seu habitat natural, por ele mesmo, e estavam sendo criados em cativeiro para serem comercializados.
Ele assumiu a propriedade das aves e indicou sua mãe como sendo a dona das Minhocuçus. Logo, a mulher chegou na casa e confirmou que as 413 Minhocuçus eram dela – ela ficou com o valor maior da autuação: R$ 206 mil.
As aves e Minhocuçus foram levadas para o Cetras (Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). O registro da ocorrência será encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária, para a apuração penal conforme o Artigo n° 29 Parágrafo 1° inc III da Lei Federal n° 9605/98.