Corinthians e Criciúma se enfrentam hoje, às 21h, na Neo Química Arena, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão exclusiva do pay-per-view Premiere.
O Timão tenta afastar a má fase na competição. Atualmente na 17ª posição do Brasileirão, a equipe que agora é comandada por Ramón Díaz, tem 12 pontos e não sai da zona de rebaixamento mesmo em caso de vitória.
Os corintianos tiveram de esperar três jogos após a saída de Oliveira para ter um comandante efetivo. Sob o comando interino de Raphael Laruccia, do Sub-20, o time venceu o Vitória por 3 a 2, no sufoco, antes de ser dominado e derrotado por Cruzeiro e Vasco.
O clima fora de campo é de muita cobrança. Embora a maioria dos protestos efetuados tenha sido direcionada à gestão de Augusto Melo, a pressão chegou diretamente aos jogadores. Integrantes da torcida organizada Gaviões da Fiel foram ao CT Joaquim Grava e tiveram uma reunião com elenco e comissão técnica.
Contratado para suprir as saídas de Cássio para o Cruzeiro e Carlos Miguel para o Nottingham Forest, o goleiro Hugo, emprestado pelo Flamengo, fará sua estreia. Matheus Donelli vai para o banco de reservas.
O volante Alex Santana, ex-Athletico-PR, teve o nome publicado no BID e, portanto, poderá fazer sua estreia.
Também reforço desta janela, o zagueiro André Ramalho, vindo do PSV, da Holanda, já treina no CT, mas ainda não foi anunciado. Suspenso na rodada passada, Rodrigo Garro volta ao time.
Do lado do Tigre, a situação de se livrar da parte de baixo da tabela. Com 17 pontos, o Criciúma ocupa a 14ª colocação e pode subir ainda mais na tabela em caso de êxito no duelo fora de casa.
O Criciúma vem de duas derrotas seguidas como visitante no torneio, para São Paulo e Vitória.
Cláudio Tencati está no comando do Criciúma desde outubro de 2021, quando o time estava na Série C. No empate por 1 a 1 com o Fluminense, na rodada passada, completou 150 jogos no comando.
O site oGol, especialista em estatísticas do futebol, aponta 18 confrontos entre as duas equipes, com oito vitórias do Corinthians, duas do Criciúma e oito empates. O mais recente encontro ocorreu em 6 de dezembro de 2014, pelo Campeonato Brasileiro. O Timão venceu por 2 a 1.
Situação
A 17ª rodada teve no sábado: Bahia 1 x 2 Cuiabá e Cruzeiro 2 x 1 Red Bull Bragantino. Hoje, às 19h – Juventude x Atlético/MG e 21h – Corinthians x Criciúma. Amanhã, às 19h – Atlético/GO x Vasco da Gama; 20h – São Paulo x Grêmio e às 21h30 – Botafogo x Palmeiras e Fortaleza x Vitória. Os jogos Internacional x Flamengo e Fluminense x Athletico/PR ainda não tem data.
Na classificação: 1) Botafogo e Palmeiras 33, 3) Flamengo 31, 4) Bahia 30, 5) Cruzeiro 29, 6) São Paulo 27, 7) Fortaleza 26, 8) Athletico 25, 9) Red Bull Bragantino 22, 10) Atlético/MG 21, 11) Vasco da Gama 20, 12) Internacional e Juventude 19, 14) Criciúma e Cuiabá 17, 16) Vitória 15, 17) Corinthians 12, 18) Grêmio e Atlético/GO 11 e 20) Fluminense 8.
Corinthians x Criciúma
Corinthians – Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Romero, Yuri Alberto e Wesley. Técnico – Ramón Díaz.
Criciúma – Gustavo; Rodrigo, Wilker Ángel e Tobias Figueiredo; Claudinho, Barreto, Fellipe Mateus, Matheusinho e Marcelo Hermes; Arthur Caíke e Eder (Bolasie). Técnico – Claudio Tencati.
Árbitro – Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS).
Local – Neo Química Arena, às 21h.