Eliminado nas semifinais do Paulistão pelo São Paulo, o Corinthians estreia hoje na Taça Libertadores da América. O Timão enfrenta o Always Ready, às 21h30, no Estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz.
O local fica 3.600 metros acima do nível do mar. Mas poderia ser pior. O estádio do Always Ready, o Colosso Palmaseca, em El Alto, fica ainda mais acima, a 4.090 metros. Também pelo Grupo E jogam Deportivo Cali, da Colômbia e Boca Juniors, da Argentina.
O Corinthians repetiu o planejamento da Seleção Brasileira e passou a noite em Santa Cruz de la Sierra, cidade boliviana que está localizada em região mais plana, apenas a 400 metros de altitude.
A volta está programada para logo após a partida, em voo fretado diretamente para São Paulo. O Corinthians também disponibilizará cilindros de oxigênio, caso atletas ou demais integrantes da delegação sinta os efeitos da altitude.
Ainda se recuperando de uma lesão no músculo reto da coxa esquerda, o lateral-direito Fagner não participou do último treino e foi vetado. O titular se lesionou nos minutos iniciais contra o Tricolor na final do Estadual.
O substituo de Fágner ainda não foi definido. Contra os são-paulinos, o treinador Vítor Pereira optou por deslocar o zagueiro João Victor para a lateral-direita. Mas existe a possibilidade de João Pedro, ex-Palmeiras, assumir a posição. O jogador foi pouco utilizado desde que foi contratado, em agosto do ano passado.
Outros três jogadores foram vetados pelo departamento médico. O zagueiro Raul Gustavo, com um desconforto muscular, o meia Luan pelo mesmo motivo e o centroavante Júnior Moraes, com dores na lombar não foram relacionados.
Por opção da comissão técnica, Ivan também não foi relacionado para o jogo. Contratado no começo da temporada, o arqueiro ex-Ponte Preta ainda não estreou pelo Timão. Carlos Miguel e Donelli foram os escolhidos para a reserva.
O Always Ready foi fundado em 13 de abril de 1933. Tem três títulos nacionais: 1951, 1957 e 2021. Participa pela terceira vez da Libertadores. Atuou na competição nos anos de 1968 e 2021. No ano passado, o time boliviano foi eliminado na fase de grupos, com duas vitórias. Se classificou para a Libertadores deste ano após o vice Campeonato Boliviano.
Com apenas duas vitórias na temporada e a 10ª colocação do Torneio Apertura, o Always já trocou de técnico nos primeiros três meses de temporada. O uruguaio Sebástian ‘El Loco’ Abreu caiu após quatro partidas e para o seu lugar foi contratado o boliviano Eduardo Villegas, que foi campeão nacional com o Always em 2020.
Entre os destaques do Always estão o zagueiro venezuelano Adrián Martinez, convocado pela seleção de seu país, o meia paraguaio Gustavo Cristaldo, ex-Independiente Petrolero, com dois gols, o meia equatoriano Jonathan Borja, que estava no El Nacional/EQU e os atacantes Marcos Riquelme, argentino que estava no Sporting Cristal, do Peru, e os colombianos Gustavo Torres, que estava no América de Cali, e Mauricio Cortés, que estava no Quindío, ambas equipes da Colômbia.
O atacante Juan Carlos Arce, que passou pelo Timão em 2007, também veste a camisa do time boliviano.
Depois, o Timão fará duas partidas consecutivas em casa, contra Deportivo Cali, no dia 13 de abril, às 21h, e Boca Júniors, no dia 26 de abril, às 21h30.
Após a sequência em casa, o Time terá dois compromissos em sequência como visitante, indo até a Colômbia, encarar o Deportivo Calim no dia 4 de maio, às 21h, e depois enfrentando o Boca, no La Bombonera, em Buenos Aires, no dia 17 de maio, às 21h30.
O encerramento corintiano na fase de grupos acontecerá no dia 26 de maio, às 21h, contra o Always Ready, em São Paulo.
Nos bastidores, a pedido do técnico Vítor Pereira, o Corinthians negocia a contratação do lateral-direito português Rafael Ramos, de 27 anos, que joga no Santa Clara, clube da Primeira Divisão. Atuou em 20 dos 28 jogos da temporada como titular.
O lateral passou pelas categorias de base de Sporting e Benfica e jogou três anos e meio nos Estados Unidos, no Orlando City e no Chicago Fire. Em 2018, se transferiu para o Twente, da Holanda, clube no qual passou uma temporada até ser contratado pelo Santa Clara.
Demais jogos
A 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores terá hoje também: Grupo B, às 19h15 – Caracas/VEN x Athletico/PR; Grupo G, às 19h15 – Colón/ARG x Peñarol/URU e Olímpia/PAR x Cerro Porteño/PAR e Grupo H, às 21h30 – Sporting Cristal/PER x Flamengo.
Amanhã jogam: Grupo A, às 21h: Deportivo Táchira/VEN x Palmeiras e Independiente Petrolero/BOL x Emelec/EQU; Grupo C, às 19h – Red Bull Bragantino x Nacional/URU; Grupo D, às 19h – América/MG x Independiente Del Valle/EQU e 21h – Tolima/COL x Atlético/MG; Grupo F, às 21h – Alianza Lima/PER x River Plate/ARG e Grupo H, às 19h – Talleres/ARG x Universidad Católica/CHI.
Já na quinta-feira: Grupo B, às 23h – The Strongest/BOL x Libertad/PAR; Grupo C, às 21h – Estudiantes/ARG x Vélez Sarsfield/ARG e Grupo F, às 19h – Fortaleza x Colo Colo/CHI.
Always Ready x Corinthians
Always Ready – Arnaldo Giménez; Marc Enoumba, Alex Rambal, Nelson Cavrera e Jorge Flores; Rodrigo Ramallo, Elkin Blanco, Sergio Adrián e Gustavo Cristaldo; Juan Arce e Marcos Riquelme. Técnico – Eduardo Villegas.
Corinthians – Cássio, João Pedro, João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz (Xavier), Maycon (Paulinho ou Cantillo) e Renato Augusto; Adson, Willian e Jô (Róger Guedes). Técnico – Vítor Pereira.
Árbitro – Piero Maza Gómez (Chile)
Local – Estádio Hernando Siles, em La Paz, às 21h30.