O último título da temporada de 2025 do futebol brasileiro começa a ser decidido hoje. Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam às 21h30, na Néo Química Arena, no jogo de ida da final da Copa do Brasil. A volta será no próximo domingo, às 18h30, no Maracanã.
Em jogo está uma vaga na fase de grupos da Taça Libertadores da América, além de uma premiação milionária da CBF.
Ambos sofreram e muito nas semifinais e tiveram desfechos parecidos: venceram o primeiro jogo, perderam o segundo e levaram a melhor nos pênaltis.
O Corinthians eliminou o Cruzeiro. Venceu no Mineirão por 1 a 0, gol de Memphis Depay. Depois, perdeu na Néo Química Arena por 2 a 1, com dois gols de Arroyo. Matheus Bidu descontou. Nos pênaltis brilhou a estrela de Hugo Souza, que defendeu as cobranças de Gabigol e Wallace.
O Timão entrou apenas na terceira fase da Copa do Brasil. Seu primeiro adversário foi o Novorizontino. Foram duas vitórias por 1 a 0.
Nas oitavas de final cruzou com o rival Palmeiras e levou a melhor nos dois jogos: 1 a 0, em Itaquera e 2 a 0, no Allianz Parque.
Fortalecido, o time de Dorival Jr enfrentou o Athletico/PR nas quartas de final e novamente venceu os dois confrontos: 1 x 0, na Arena da Baixada e 2 a 0, em São Paulo.
Após conquistar o Campeonato Paulista no início da temporada em cima do Palmeiras, o Corinthians teve uma campanha irregular no Brasileirão. Terminou em 13º lugar, com 47 pontos.

O Vasco não conquista um título há nove anos. Além disso, nunca venceu o Corinthians na capital.
O Cruz de Malta estreou na Copa do Brasil eliminando o União Rondonópolis por 3 a 0. Foi o mesmo placar da vitória sobre o Nova Iguaçu/RJ na segunda fase.
Em seguida, precisou dos pênaltis para passar pelo Operário/PR (7 x 6), após dois empates por 1 a 1.
Nas oitavas de final, o Vasco eliminou o CSA, empatando sem gols no Rei Pelé e vencendo em São Januário por 3 a 1.
Outra decisão por pênaltis, agora nas quartas de final diante do rival Botafogo. Foram dois empates por 1 a 1, em São Januário e no Engenhão. Nos pênaltis, o Cruz de Malta foi perfeito em suas cobranças: 5 x 3.
Nas semifinais, o Vasco venceu o Fluminense por 2 a 1, de virada, no jogo de ida, gols de Rayan e Vegetti (nos acréscimos). Na volta, o Tricolor venceu por 1 a 0, gol de Kevin Serna. Nos pênaltis, brilhou a estrela de Léo Jardim, que defendeu as cobranças de John Kennedy e Canobbio. O Vasco tem o segundo melhor da competição, com 15 gols.
No Campeonato Brasileiro, o time de Fernando Diniz terminou em 14º lugar, com 45 pontos.
Com 129 partidas disputadas, o histórico dos confrontos entre Corinthians e Vasco da Gama aponta uma vantagem corintiana. O duelo atualmente conta com 57 vitórias do Timão, 36 empates e 36 vitórias do Cruz de Malta.
Corinthians x Vasco da Gama
Corinthians – Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Maycon (José Martínez), André Carrillo, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico – Dorival Júnior.
Vasco da Gama – Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Pumita Rodríguez; Cauan Barros, Thiago Mendes e Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e Andrés Gómez. Técnico – Fernando Diniz.
Árbitro – Rafael Klein (RS)
Local – Néo Química Arena, às 21h30.




