A Conmebol definiu a composição das chaves da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em Luque, no Paraguai, sede da entidade, estiveram presentes representantes das equipes que disputarão essa etapa. Os representantes brasileiros são: Red Bull Bragantino, Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro.
No Grupo F, o Corinthians terá pela frente Argentinos Juniors, algoz da Libertadores de 2023, Racing/URU e Nacional/PAR. O ponto positivo é que o time alvinegro terá uma logística facilitada, com viagens mais curtas.
Quem também terá missão complicada é o Fortaleza. Os atuais vice-campeões caíram no Grupo D e medirão forças com o Boca Juniors.
Cuiabá e Red Bull Bragantino podem passar apuros, novamente por causa de argentinos. Enquanto o time do Mato Grosso terá como principal rival do Grupo G o Lanús, a equipe do interior paulista terá de superar o Racing de Avellaneda.
Internacional, Athletico-PR e Cruzeiro não têm de que reclamar e enfrentarão adversários mais frágeis.
Cada equipe fará seis jogos nessa fase, sendo três como mandante e outros três como visitante. Datas, horários e a emissora que fará a transmissão de cada partida ainda serão definidos pela Conmebol nos próximos dias. As partidas da Sul-Americana contam com transmissão do SBT (TV aberta), ESPN (TV fechada), Star+ e Paramount+ (streaming).
Os primeiros colocados ao término da fase de grupos se classificarão automaticamente para as oitavas de final da Sul-Americana. Já os segundos colocados de cada chave precisarão passar por um playoff contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores.
A final da Copa Sul-Americana ainda não tem local definido. A decisão está programada para acontecer no dia 23 de novembro.
Grupos da Sul-Americana 2024:
Grupo A – Defensa y Justicia/ARG, Independiente Medellín/COL, Universidad César Vallejo/PER e Always Ready/BOL.
Grupo B – Cruzeiro, Unión La Calera/CHI, Universidad Católica/EQU e Alianza/COL.
Grupo C – Internacional/RS, Delfín/EQU, Belgrano/ARG e Real Tomayapo/BOL.
Grupo D – Boca Juniors/ARG, Fortaleza, Nacional Potosí/BOL e Deportivo Trinidense/PAR.
Grupo E – Athletico/PR, Danubio/URU, Sportivo Ameliano/PAR e Rayo Zuliano/VEN.
Grupo F – Corinthians, Argentinos Juniors/ARG, Racing/URU e Nacional/PAR.
Grupo G – Lanús/ARG, Metropolitanos/VEN, Cuiabá e Deportivo Garcilaso/PER.
Grupo H – Racing/ARG, Coquimbo Unido/CHI, Sportivo Luqueño/PAR e Red Bull Bragantino.