Um tumulto envolvendo torcedores do XV de Piracicaba e do Rio Branco foi registrado na noite desta sexta-feira (20), momentos antes do início da partida válida pela segunda rodada da Copa Paulista, no estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba.
Durante o desembarque da torcida do Rio Branco, torcedores organizados do XV tentaram avançar em direção ao grupo adversário. A Força Tática do 10º Batalhão da Polícia Militar interveio rapidamente utilizando bombas de efeito moral (luz e som), dispersando a movimentação e evitando um confronto maior.
Relatos colhidos no local indicam que torcedores do Rio Branco desceram do ônibus atirando pedras após provocações. Há ainda registros não confirmados de que um jogador teria sido agredido pela PM fora do estádio. Um outro torcedor também teria sido atingido ao tentar intervir. A PM, até o momento, não confirmou essas ocorrências específicas.

Além da Força Tática, equipes da Guarda Civil Municipal e da Dejem reforçaram o patrulhamento no entorno do estádio. A presença policial foi mantida durante toda a partida para garantir a segurança dos torcedores e moradores da região.
Apesar do tumulto inicial, a partida entre XV de Piracicaba e Rio Branco ocorreu normalmente e marcou a estreia do novo gramado do estádio Barão da Serra Negra.
Em nota o Rio Branco se manifestou, leia a nota na integra:
“O Rio Branco Esporte Clube repudia os acontecimentos no lado externo do Estádio Barão da Serra Negra onde a torcida do Tigre foi atacada por torcedores do XV de Piracicaba e teve os ônibus da caravana de sua torcida depredados.
Além disso, a PM não permitiu que os torcedores do Tigre pudessem adentrar ao estádio e os ônibus retornaram para Americana”