Este ano, a cidade de Limeira (SP) foi pega de surpresa com o anúncio do corte da VARC (Vacina Antirrábica Canina). O Governo Federal anunciou que a cidade ficaria de fora do programa, devido a problemas técnicos do laboratório produtor.
No ofício assinado pelo coordenador Geral substituto de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial, Francisco Edilson de Lima Junior, o Ministério da Saúde informou ao Legislativo de Limeira que, diante da intercorrência técnica na produção de vacina, serão mantidos os estoques estratégicos de acordo com o risco epidemiológico. Assim, como os municípios paulistas não apresentam casos de “Raiva”, eles ficarão de fora da campanha de 2019.
Mesmo assim o estado de São Paulo ainda recebeu 1,5 milhão de doses da vacina, que serão distribuídas para as cidades de acordo com a necessidade. O Governo Federal reiterou que as campanhas serão normalizadas a partir dos próximos anos, quando os estoques forem restabelecidos.
LIMEIRA
A Secretaria de Saúde de Limeira, informou que a cidade não apresenta casos de raiva ocorridos em cães e gatos desde 1980. “Os riscos da reintrodução do vírus rábico no município, seria através de contato dos nossos cães e gatos com animal proveniente de alguma região do país, onde está havendo casos de raiva animal”, explicou.