Fora da zona do rebaixamento do Campeonato Paulista da Série A-4, o Independente entra em campo hoje. O Galo enfrenta o Grêmio São-Carlense, às 19h, no Estádio Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, pela nona rodada.
O Independente venceu o Jabaquara por 2 a 1, quarta-feira em Santos. Foi sua primeira vitória na competição. O alvinegro vinha de quatro empates e três derrotas.
O técnico Ângelo Foroni promoverá mudanças na equipe. O goleiro Felipe Gama foi vetado pelo departamento médico e Davi Borelli ganhará mais uma oportunidade. O arqueiro foi o melhor em campo no empate sem gols contra o Audax, no Pradão e contra o Jabaquara entrou nos acréscimos e fez um milagre, evitando o empate do time da casa.
Ainda na defesa, Foroni barrou os zagueiros Júnior Negão e Arthur Carioca e o lateral-direito Renan. A dupla de zaga será formada por Índio, que volta de suspensão e Marcos, que vem agradando o treinador. As laterais terão novamente Carlinhos e Ryan Souza.
No meio de campo, a novidade será o retorno de Mael, recuperado de uma lesão na virilha que o tirou dos três últimos jogos. Por outro lado, Thales, autor do milésimo gol do Pradão e artilheiro do time com três gols, se lesionou no joelho em Santos e fará exames de imagem para ver a gravidade. Ontem, precisou utilizar uma muleta.
No ataque, Israel, principal jogador do Independente, segue de fora com uma lesão na parte posterior da coxa. Robert, autor de um golaço contra o Jabaquara, ganhará uma nova oportunidade.
O Independente como visitante nesta competição empatou sem gols com o Barretos, perdeu para o SKA Brasil por 1 a 0, empatou com o América por 1 a 1, em São José do Rio Preto e venceu o Jabaquara por 2 a 1, em Santos.
O Grêmio São-Carlense vem de derrota em casa para o Barretos por 1 a 0. Segundo a imprensa local, foi a pior exibição da equipe na competição.
O tropeço fez a equipe perder a liderança da competição. Com 16 pontos ganhos, o Grêmio foi superado por Francana e XV de Jaú, que venceram no meio de semana e somam 17 pontos.
O São-Carlense é muito forte em sua casa. Nesta competição goleou o América por 5 a 1 e venceu o Rio Branco por 1 a 0, gol nos acréscimos.
Retrospecto
Segundo o historiador Kina Mercuri, Independente e São-Carlense se enfrentaram 28 vezes. Foram 15 vitórias galistas, cinco são-carlenses, além de oito empates.
Em São Carlos foram 14 confrontos, com seis vitórias galistas, três do time da cidade sorriso e mais cinco empates.
O primeiro encontro aconteceu em 14/07/76, no Pradão. O Galo venceu por 1 a 0, gol de Nestor. Já o último foi no ano passado, em 4 de junho, no Pradão, com vitória do time de São Carlos por 1 a 0.
O último encontro em São Carlos foi registrado em 29/04/23, com vitória galista por 1 a 0, gol de cabeça do centroavante Edinho.
O maior placar ocorreu em 05/07/77, com uma sonora goleada de 6 a 0 do Independente, com direito a um hat tríck de Marcinho Trombada. João Marques é o maior goleador do confronto, com cinco gols.
Grêmio São-Carlense x Independente
Grêmio São-Carlense – Gustavo Belli; Dayvison, Eduardo Jaconi, Raun Tomas e Severo; Alê, Jesus e Luis Felipe; Gabriel Argentino, Vinicius e Felipe Estrella. Técnico – Rafael Sundermann.
Independente – Davi Borelli; Carlinhos, Índio, Marcos e Ryan Souza; Guilherme Prates, Luiz Henrique e Mael; Guerrón, Diego Costa e Robert. Técnico – Ângelo Foroni.
Árbitro – Leandro Carvalho da Silva
Local – Estádio Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, às 19h.