Na caça ao Botafogo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras encara o Bahia, hoje às 18h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Durante a Data Fifa, o técnico Abel Ferreira deu ênfase em marcações, transições, contra-ataques, movimentações e simulações de jogo, e deu uma atenção especial no aperfeiçoamento das finalizações.
Embora tenha o ataque mais positivo da competição, com 54 gols marcados em 33 partidas disputadas, ou seja, uma boa média de 1,6 gol por jogo, a equipe alviverde cansou de perder gols na última rodada.
Na magra vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Allianz Parque, o Palmeiras amassou o adversário e deu mais de 30 chutes a gol, mas foi salvo pelo gol solitário do artilheiro Estêvão, aos 26 minutos do segundo tempo.
No confronto anterior, o time paulista também criou boas chances para abrir o placar no clássico realizado na Neo Química Arena, especialmente no primeiro tempo, mas não foi à rede e acabou deixando para trás pontos importantes na derrota por 2 a 0 para o arquirrival Corinthians.
Consciente de que não pode mais perder pontos nas cinco rodadas que faltam para ultrapassar o Botafogo na tabela e conseguir levantar a taça que salvaria a temporada alviverde, Abel Ferreira quer ver seus atletas mais afiados diante da meta adversária.
Para o duelo em Salvador, o vice-líder do Brasileiro não contará com Mayke, Richard Ríos e Estêvão, todos suspensos. Já o zagueiro Gustavo Gómez defendeu o Paraguai, ontem diante da Bolívia, e dificilmente estará em campo. O goleiro Weverton, por outro lado, já está no local da partida com a Seleção Brasileira e poderá atuar pelo clube.
O Palmeiras soma 64 pontos na tabela, quatro a menos que o time alvinegro do Rio, e terá pela frente, além dos baianos e do próprio confronto direto com os botafoguenses, Atlético-GO, Cruzeiro e Fluminense.
O técnico Rogério Ceni precisará alterar algumas peças do elenco considerado titular. Isso porque o zagueiro Kanu levou o terceiro amarelo e cumpre suspensão automática. O ex-goleiro Ceni também não conta com Biel, Rezende e Iago Borduchi, que seguem no departamento médico. Além deles, os representantes de suas respectivas seleções, Santiago Arias (Colômbia) e Lucho Rodríguez (Uruguai), desfalcarão a equipe do Bahia. Gabriel Xavier e Jean Lucas estão de volta, o que é um ponto positivo para o time.
O Palmeiras tem vantagem no histórico contra o Bahia. Em 54 jogos, venceu 27 vezes, ao passo que o Bahia venceu 10, com 17 empates. No último embate, o Palmeiras venceu por 2 a 0, em São Paulo. Apesar do retrospecto, o Bahia busca motivação extra para conquistar uma vitória em casa.
Situação
A 34ª rodada do Brasileirão terá início hoje: 11h – Corinthians x Cruzeiro; 16h30 – Red Bull Bragantino x São Paulo, Athletico/PR x Atlético/GO e Criciúma x Vitória; 18h – Bahia x Palmeiras; 19h – Grêmio x Juventude e Cuiabá x Flamengo e às 21h30 – Atlético/MG x Botafogo. Na quinta-feira, às 20h – Vasco da Gama x Internacional.
A classificação está assim: 1) Botafogo 68, 2) Palmeiras 64, 3) Fortaleza 63, 4) Flamengo e Internacional 59, 6) São Paulo 57, 7) Cruzeiro 47, 8) Bahia 46, 9) Vasco da Gama 43, 10) Atlético/MG 42, 11) Corinthians 41, 12) Grêmio 39, 13) Vitória 38, 14) Athletico/PR, Fluminense, Criciúma e Juventude 37, 18) Red Bull Bragantino 36, 19) Cuiabá 29 e 20) Atlético/GO 26.
Bahia x Palmeiras
Bahia – Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Víctor Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico – Rogério Ceni.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Vitor Reis, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Zé Rafael, Mauricio e Raphael Veiga; Felipe Anderson (Dudu) e Flaco López. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Wagner do Nascimento (RJ)
Local – Arena Fonte Nova, em Salvador, às 18h.