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Carteira de Trabalho Digital é implantada; PAT de Limeira orienta trabalhadores

Por Redação Rápido no Ar
O Governo Federal decretou, no ano passado, a criação da Carteira de Trabalho Digital, que substitui a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em papel impresso. Agora, todas as informações relacionadas ao trabalhador podem ser acessadas por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android e iOS, ou pelo link www.gov.br/trabalho

O aplicativo é equivalente ao documento físico e está emitido de maneira prévia a todas as pessoas inscritas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para habilitar o uso é necessário acessar o aplicativo ou o site. Dessa forma, desde que a carteira digital foi emitida, basta que o trabalhador informe o CPF ao empregador, para que sejam feitas as anotações de trabalho na carteira. O mesmo vale para o momento de contratação.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Limeira orienta que os munícipes que já têm a carteira física não devem descartá-la, por conta das informações contidas nela, já que pode ser necessário comprovar o tempo de serviço, por exemplo. No entanto, a recomendação é que os trabalhadores migrem para a carteira digital, já que todas as anotações futuras serão feitas pelo sistema online.

O PAT de Limeira é parceria da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira com o Governo de Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Está localizado no Pátio Office, anexo ao Pátio Limeira Shopping (Rua Tiradentes, 1.366, Centro).



Passo a passo para habilitar a Carteira de Trabalho Digital:

Pela internet – O trabalhador deve acessar www.gov.br/trabalho e, abaixo do ícone ‘Carteira de Trabalho Digital’, clicar em ‘Obter’. Depois, deve clicar no ícone verde, escrito ‘Solicitar’. Se o cidadão já tem cadastro no sistema federal (www.gov.br), basta digitar o CPF e a senha, e clicar em ‘Entrar’.

Caso seja necessário cadastro, é só preencher os dados pessoais, clicar em “não sou robô”, ler e aceitar os termos, e continuar. Depois, é preciso responder as três perguntas que surgirem e continuar o processo, marcando a opção e-mail ou SMS. Na sequência, basta validar o cadastro através do link enviado por e-mail ou código via SMS e criar uma senha.

Pelo aplicativo – Fazer o download do aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS. Se o trabalhador já tem cadastro no sistema federal (www.gov.br), basta digitar o CPF e a senha, e clicar em ‘entrar’.

Caso seja necessário cadastro, é só preencher os dados pessoais, clicar em “não sou robô”, ler e aceitar os termos, e continuar. Depois, é preciso responder as três perguntas que surgirem e continuar o processo, marcando a opção e-mail ou SMS. Na sequência, basta validar o cadastro através do link enviado por e-mail ou código via SMS e criar uma senha.




Carteira de Trabalho Digital é implantada; PAT de Limeira orienta trabalhadores

Por Redação Rápido no Ar
O Governo Federal decretou, no ano passado, a criação da Carteira de Trabalho Digital, que substitui a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em papel impresso. Agora, todas as informações relacionadas ao trabalhador podem ser acessadas por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android e iOS, ou pelo link www.gov.br/trabalho

O aplicativo é equivalente ao documento físico e está emitido de maneira prévia a todas as pessoas inscritas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para habilitar o uso é necessário acessar o aplicativo ou o site. Dessa forma, desde que a carteira digital foi emitida, basta que o trabalhador informe o CPF ao empregador, para que sejam feitas as anotações de trabalho na carteira. O mesmo vale para o momento de contratação.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Limeira orienta que os munícipes que já têm a carteira física não devem descartá-la, por conta das informações contidas nela, já que pode ser necessário comprovar o tempo de serviço, por exemplo. No entanto, a recomendação é que os trabalhadores migrem para a carteira digital, já que todas as anotações futuras serão feitas pelo sistema online.

O PAT de Limeira é parceria da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira com o Governo de Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Está localizado no Pátio Office, anexo ao Pátio Limeira Shopping (Rua Tiradentes, 1.366, Centro).



Passo a passo para habilitar a Carteira de Trabalho Digital:

Pela internet – O trabalhador deve acessar www.gov.br/trabalho e, abaixo do ícone ‘Carteira de Trabalho Digital’, clicar em ‘Obter’. Depois, deve clicar no ícone verde, escrito ‘Solicitar’. Se o cidadão já tem cadastro no sistema federal (www.gov.br), basta digitar o CPF e a senha, e clicar em ‘Entrar’.

Caso seja necessário cadastro, é só preencher os dados pessoais, clicar em “não sou robô”, ler e aceitar os termos, e continuar. Depois, é preciso responder as três perguntas que surgirem e continuar o processo, marcando a opção e-mail ou SMS. Na sequência, basta validar o cadastro através do link enviado por e-mail ou código via SMS e criar uma senha.

Pelo aplicativo – Fazer o download do aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS. Se o trabalhador já tem cadastro no sistema federal (www.gov.br), basta digitar o CPF e a senha, e clicar em ‘entrar’.

Caso seja necessário cadastro, é só preencher os dados pessoais, clicar em “não sou robô”, ler e aceitar os termos, e continuar. Depois, é preciso responder as três perguntas que surgirem e continuar o processo, marcando a opção e-mail ou SMS. Na sequência, basta validar o cadastro através do link enviado por e-mail ou código via SMS e criar uma senha.




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