Ouvir uma boa história, uma poesia, palavras bonitas, é reconfortante e animador, especialmente para quem está num hospital. E pensando nisso, o projeto “Leitura no Leito” está de volta em Campinas (SP). Para quem quiser ser voluntário e ler para os pacientes pode se inscrever através do e-mail a [email protected], em seguida o candidato receberá um formulário com as orientações para fazer o cadastro.
Não há prazo específico para o encerramento das inscrições. O projeto Leitura no Leito havia sido implantado em 2018 e suspenso no período de pandemia.
O horário para a leitura será das 15h às 16h, às terças-feiras no Hospital Municipal Mário Gatti e às quartas-feiras no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde). Os candidatos devem colocar no e-mail em qual local preferem atuar. O início e a escala de dias de leitura serão definidas, de acordo com o número de voluntários.
A coordenadora de Humanização da Rede Mário Gatti, Lucimeire Martini, explica que os voluntários passam por uma capacitação, pela qual recebem orientações de como esse trabalho deve ser feito e os protocolos a serem seguidos. “A leitura faz bem aos pacientes, diminui a angústia de estar no hospital, estimula a imaginação. E para quem lê também é muito gratificante, porque percebe como esse ato contribui para o bem-estar do outro, além da troca experiências”, diz Lucimeire.
Os livros a serem lidos são disponibilizados nas unidades de saúde, e os voluntários também podem levar os próprios. A recomendação, explica Lucimeire, é que a leitura seja de temas leves, e se possível, curtas. “Poesias, por exemplo, são muito bem-vindas”, diz. O importante é uma boa história, para dar leveza ao corpo e à alma, durante a estada no hospital.