Acontece hoje a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Com exceção de Goiás x América/MG, às 19h, na Serrinha, os outros nove jogos serão disputados simultaneamente às 21h30.
Com a vitória sobre o Fluminense por 1 a 0, no Allianz Parque, o Palmeiras está com nove dedos na taça do Brasileirão. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Verdão tem 99,9% de chances de título.
Um empate contra o Cruzeiro será suficiente para o Palmeiras ser campeão independentemente de outros resultados. Mesmo que perca, o time de Abel Ferreira tem ampla vantagem no saldo de gols para os concorrentes diretos: oito a mais que o Atlético-MG e 16 em relação ao Flamengo.
Enquanto a disputa pelo título está praticamente definida para o Palmeiras, a parte inferior da tabela guarda emoção. Três times ainda correm riscos de rebaixamento, com apenas uma vaga restante na zona da degola. A situação mais complicada é do Bahia, mas Vasco e Santos ainda não estão livres
Existe também a briga pelo G-4, que dá vaga direta na fase de grupos da Taça Libertadores da América. No momento, apenas o Palmeiras está confirmado entre os quatro primeiros.
Atlético-MG (66 pontos), Flamengo (66) e Grêmio (65) vão à ultima rodada no G4, dependendo apenas deles mesmos para garantir a vaga direta. O único que ainda pode fisgar uma vaga é o Botafogo (64), que não vence há dez rodadas. A última vitória foi em 18 de outubro, contra o América-MG.
Para isso, o Fogão precisaria vencer o Inter, em Porto Alegre, e torcer por pelo menos um destes cenários: 1) Empate ou derrota do Atlético-MG para o Bahia; 2) Empate ou derrota do Flamengo para o São Paulo e 3) Empate ou derrota do Grêmio para o Fluminense.
Isso porque o Botafogo superaria qualquer um dos três times nos critérios de desempate. O Red Bull Bragantino está classificado para a Taça Libertadores, mas não tem chance de G4 e vai disputar a fase preliminar da competição.
Para a Copa Sul-Americana, na penúltima rodada, Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians se garantiram na competição de 2024. Agora, apenas a 14ª e última vaga estará em aberto, mas muito encaminhada.
Segundo a UFMG, o Cruzeiro tem 90,1% de chances de se classificar para o torneio continental. O único que pode alcançar a Raposa é o Santos, que ainda luta contra o rebaixamento.
Um empate contra o Palmeiras seria suficiente para garantir o Cruzeiro. Caso o time mineiro seja derrotado, o Peixe precisaria somente vencer o Fortaleza, já que ultrapassaria a Raposa no número de vitórias, que é o primeiro critério de desempate do Brasileirão.
O Peixe chega ameaçado depois de perder por 3 a 0 para o Athletico-PR. Com 43 pontos, a equipe praiana ocupa o 15º lugar, seguido por Vasco (42) e Bahia (41). O time carioca perdeu para o Grêmio por 1 a 0, e os baianos tiveram um revés contra o América-MG por 3 a 2, de virada.
Desde a 36ª rodada, já é sabido que Goiás, Coritiba e América-MG vão disputar a Série B em 2024. Um rebaixado ainda será definido. No domingo, o Cruzeiro se livrou matematicamente da briga com o empate sem gols contra o Botafogo.
Agora, cabe a Bahia, Vasco e Santos decidirem quem cai e quem fica na Série A. O Tricolor de Aço vai à última rodada com mais chance de queda, segundo a UFMG: 68,9%, contra 24,9% e 6,2% de Vasco e Santos, respectivamente.
Para o Bahia, que tem 41 pontos, caso ele vença o Atlético/MG, na Fonte Nova, em Salvador, precisaria torcer para que Vasco ou Santos não vençam. Caso empate, precisaria torcer para derrota do Vasco. Caso perca, será rebaixado.
Para o Vasco, que soma 42 pontos, caso vença o Red Bull Bragantino, em São Januário, jogará a Série A em 2024. Caso empate, precisaria torcer para Bahia ou Santos não vencerem. Caso perca, precisaria torcer pela derrota do time baiano.
Para o Santos, que soma 43 pontos, caso vença o Fortaleza, na Vila Belmiro, jogará a Série A em 2024. Caso empate, precisaria torcer para Vasco e Bahia não vencerem. Caso perca, precisaria torcer para o Vasco não pontuar e o Bahia não vencer.
Situação
A última rodada de hoje: 19h – Goiás x América/MG e às 21h30 – Fluminense x Grêmio, Vasco da Gama x Red Bull Bragantino, São Paulo x Flamengo, Santos x Fortaleza, Cruzeiro x Palmeiras, Coritiba x Corinthians, Internacional x Botafogo, Bahia x Atlético/MG e Cuiabá x Athletico/PR.
A classificação está assim: 1) Palmeiras 69 (virtual campeão), 2) Atlético/MG e Flamengo 66, 4) Grêmio 65, 5) Botafogo 64, 6) Red Bull Bragantino 62, 7) Fluminense e Athetico/PR 56, 9) Internacional 52, 10) Fortaleza 51, 11) São Paulo 50, 12) Cuiabá 48, 13) Corinthians 47, 14) Cruzeiro 46, 15) Santos 43, 16) Vasco da Gama 42, 17) Bahia 41, 18) Goiás 35 (rebaixado), 19) Coritiba 30 (rebaixado) e 20) América/MG 24 (rebaixado).
*Foto: César Greco