Campanha de prevenção ao câncer de próstata será lançada dia 5 em Limeira

A Prefeitura de Limeira e a Santa Casa lançam na próxima terça-feira (5), no Parque Cidade, a Campanha Novembro Azul 2019, que é dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A abertura oficial da campanha ocorre no Parque Cidade, que fica na Rua João Kühl Filho, s/nº (ao lado da Biblioteca Pedagógica), das 18h às 21h. Na ocasião, haverá palestras com o urologista Daniel de Almeida Braga e com o coordenador médico do serviço de radioterapia da Santa Casa, Leonardo Lage, às 18h30.

A partir das 19h, homens acima de 50 anos poderão fazer a coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico) – exame de sangue capaz de diagnosticar o câncer de próstata em estado inicial. A coleta será disponibilizada por equipes de enfermagem da Secretaria de Saúde e da Santa Casa, no próprio local do evento. Para tanto, é necessário apresentar RG e Cartão SUS, além de seguir rigorosamente as instruções de preparo, são elas:

– Não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame;
– Não manter relações sexuais dois dias antes da coleta;
– Após colonoscopia, esperar no mínimo 15 dias;
– Após biópsia de próstata com ou sem ultrassom, aguardar 30 dias;
– Caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral, colher o exame de sangue somente após quatro dias.

Serviço:
A partir do dia 1º de novembro, o exame já poderá ser feito nas Unidades Básicas de Saúde da prefeitura, das 7h às 9h.

Compartilhe!