Na última quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Limeira, em parceria com a Escola Legislativa Paulo Freire, deu início ao projeto “Parlamento Jovem”. A aula inaugural contou com a presença de nove estudantes do Programa Aprendizagem do Senac.
O projeto, estabelecido pela Resolução Nº 843/2023, visa aproximar os jovens do processo legislativo, promovendo a educação cidadã e a compreensão do papel do Legislativo na sociedade. Ele é dividido em quatro ações principais: Plenário Jovem, Câmara Criança, Visita Guiada e Câmara de Vereadores Juniores.
Durante a aula inaugural, a professora Cristina Curi, do Senac, abordou temas fundamentais como a Constituição Federal, a relevância dos três poderes e a função do Legislativo na garantia dos direitos dos cidadãos.
Dentre as autoridades presentes estavam o presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), a vereadora Mariana Calsa (PL), e representantes do Senac, incluindo a diretora Sueli Miwa.
O projeto Plenário Jovem, por exemplo, realizará simulações bimestrais de sessões ordinárias em instituições de ensino, visando engajar estudantes entre 13 e 24 anos. Já a Câmara Criança focará em simulações para alunos dos 3º e 4º anos do ensino fundamental.
A iniciativa Visita Guiada, ou Câmara Escola, permitirá que instituições de ensino e projetos sociais façam visitas guiadas ao Legislativo de Limeira. Por fim, a Câmara de Vereadores Juniores será composta por 21 alunos representantes de escolas da cidade, com idades entre 12 e 16 anos, que terão a oportunidade de vivenciar o trabalho legislativo de perto.
A Câmara Municipal de Limeira reforça, com esse projeto, seu compromisso em formar cidadãos conscientes e ativos no processo democrático, aproximando a juventude do universo político e legislativo.