O clima atípico e inconstante que tem caracterizado o ano de 2024 se repete mais uma vez em agosto. Nesta semana, a região sudeste passa por uma nova onda de calor, com temperaturas que podem chegar aos 34 graus centígrados em Limeira em pleno inverno. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) indica que a condição térmica deve se repetir de quarta até sexta-feira (23). Por isso, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, reforça a necessidade de um consumo consciente da água tratada.
De acordo com as previsões meteorológicas, o clima quente só deve perder intensidade em meio à chegada de uma nova frente fria, prevista para o final de semana. Até lá, a combinação de altas temperaturas e baixa probabilidade de chuvas deve se manter, repetindo o clima que tem caracterizado o inverno em toda a região sudeste.
Nesta quarta-feira, a previsão é de máxima de 33ºC. Na quinta e na sexta, o calor aumenta ainda mais e os termômetros devem marcar 34ºC.
E a combinação de tempo seco e quente tende a provocar o aumento do consumo de água tratada. Em meio às condições de severa estiagem que toda a região enfrenta desde antes mesmo do início do inverno, a concessionária recomenda que o uso da água seja prioritariamente para hidratação, preparação de alimentos e higiene pessoal.
Outras utilizações, como a limpeza de calçadas e quintais ou a lavagem de carros, por exemplo, devem ser adiadas.
“O clima atípico deste inverno, com mais uma onda de calor, reforça a necessidade de conscientização a respeito do consumo responsável da água tratada. Os sistemas de tratamento e de abastecimento do município continuam operando normalmente. Contudo, é importante avaliar o consumo individual e otimizar o uso da água, destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK.
Jogando Junto pela Água
Para orientar os consumidores com dicas de um consumo responsável, a BRK mantém a campanha “Jogando Junto pela Água”, com um site (www.jogandojuntopelaagua.com.br) dedicado a dicas sobre como fazer o uso consciente da água potável e informações semanais sobre a condição dos mananciais de abastecimento e mensais com a atualização do volume de chuvas na cidade.
Nesta semana, o rio Jaguari, principal manancial do município, opera em condição normal com vazão de 7 metros cúbicos por segundo. O mínimo necessário para captação é de 1m³/s de água bruta. O ribeirão Pinhal, por sua vez, está em estado de atenção, com 72% de sua capacidade de operação. O mínimo necessário é de 60%.