O Brasil enfrenta o Uruguai hoje, às 20h, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.
O jogo terá transmissão apenas no canal de streaming EI Plus, na internet. A Turner fechou a Mediapro, dona dos direitos televisivos. O mesmo esquema de exibição pela plataforma foi utilizada no último mês para o confronto entre Brasil x Peru, em Lima.
A nossa seleção lidera, sendo a única com 100% de aproveitamento nas três rodadas iniciais, graças as vitórias sobre Bolívia (5 a 0), Peru (4 a 2) e Venezuela (1 a 0).
O Uruguai soma seis pontos ganhos e aparece em quarto lugar. A Celeste derrotou o Chile (2 a 1) e a Colômbia (3 a 0), mais caiu diante do Equador (4 a 2).
O zagueiro Marquinhos alertou para a necessidade de atenção especial na marcação de Cavani e Suárez, as duas estrelas da equipe adversária.
Marquinhos foi companheiro de Cavani por várias temporadas no PSG e elogiou o atacante, hoje no Manchester United, que é muito decisivo e precisa de poucas chances para marcar.
Depois de vencer a Venezuela na última sexta-feira, por 1 a 0, a seleção brasileira tem mudanças no elenco. Guilherme Arana e Thiago Galhardo foram convocados.
Pedro foi cortado, com lesão muscular, e Alex Telles voltou a ser testar positivo para a covid-19 mais de 15 dias depois de ser diagnosticado com a doença enquanto estava treinando no Manchester United.
Vale lembrar que os outros cortados foram Neymar, Philippe Coutinho, Fabinho, Casemiro, Eder Militão, Rodrigo Caio e Gabriel Menino.
Brasil e Uruguai já se enfrentaram 76 vezes na história. São 36 vitórias brasileiras, 20 uruguaias, além de 20 empates. Nossa seleção marcou 136 gols e sofreu 97.
O último encontro aconteceu em 16/11/2018, em amistoso em Londres. O Brasil venceu por 1 a 0. Nas últimas eliminatórias, as seleções ficaram no 2 a 2 em março de 2016, em Recife e em março de 2017, o Brasil goleou em Montevidéu por 4 a 1.
O Brasil não perdeu os últimos 10 jogos para o Uruguai. Foram cinco vitórias e cinco empates. A última vitória da Celeste foi em 2001 pelo placar de 1 a 0, pelas Eliminatórias para a Copa 2002.
Situação
Jogos de hoje: 18h – Venezuela x Chile e Equador x Colômbia; 20h – Uruguai x Brasil e Paraguai x Bolívia; 21h30 – Peru x Argentina.
Na classificação: 1) Brasil 9, 2) Argentina 7, 3) Equador e Uruguai 6, 5) Paraguai 5, 6) Chile e Colômbia 4, 8) Peru 1 e 9) Venezuela e Bolívia 0.
Uruguai x Brasil
Uruguai – Campaña; Cáceres, Giménez, Godín e Oliveros; Bentancur, Torreira, De La Cruz e Nández; Suárez e Cavani. Técnico – Óscar Tábarez.
Brasil – Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Allan, Douglas Luiz e Everton Ribeiro; Roberto Firmino, Richarlison e Gabriel Jesus. Técnico – Tite.
Árbitro – Roberto Tobar (Chile)
Local – Estádio Centenário, em Montevidéu, às 20h.