A seleção brasileira enfrenta o Peru, hoje às 21h30, na Arena Pernambuco, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.
Mesmo com um jogo a menos, o Brasil lidera as Eliminatórias com folga. Tem 100% de aproveitamento, com sete vitórias e 21 pontos somados, seis a mais do que a Argentina, vice-líder.
Na quinta-feira passada, a seleção bateu o Chile por 1 a 0, fora de casa, gol de Everton Ribeiro. O time deve ser o mesmo que iniciou a partida contra a Argentina, domingo, suspensa após cinco minutos de bola rolando.
O zagueiro Marquinhos foi desconvocado. Ele teria de cumprir suspensão no último domingo, contra a Argentina, mas o jogo acabou suspenso. A CBF não recebeu garantias da Fifa de que o técnico Tite poderia escalar o defensor e, por isso, preferiu liberá-lo para voltar ao seu clube, o PSG.
Lucas Veríssimo será o titular na defesa ao lado de Éder Militão. O zagueiro do Benfica foi titular nos cinco minutos de duração do clássico com a Argentina, suspenso após a entrada no gramado de agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para retirar atletas argentinos que teriam descumprido as regras sanitárias.
Gerson e Everton Ribeiro, as outras mudanças de Tite diante dos argentinos na Neo Química Arena, também devem permanecer entre os titulares.
Depois da boa campanha nas últimas Eliminatórias, quando conseguiu voltar ao Mundial após mais de 30 anos, o Peru luta para conseguir repetir o feito de quatro anos atrás.
A vitória sobre a Venezuela, no domingo, fez a equipe ganhar duas posições. A distância para a Colômbia, que hoje disputaria a repescagem, é de apenas dois pontos. O técnico Ricardo Gareca não contará com o centroavante Paolo Guerrero, que está suspenso e já foi liberado para retornar ao Inter/RS.
Brasil e Peru já se enfrentaram 48 vezes. Foram 34 vitórias brasileiras, nove empates e cinco resultados positivos para os peruanos. Nossa seleção marcou 103 gols e sofreu 33. O último encontro foi pelas semifinais da Copa América. Nossa seleção venceu por 1 a 0, no Engenhão, gol de Lucas Paquetá.
FIFA
A Fifa confirmou que instaurou um processo disciplinar para avaliar a suspensão do jogo entre Brasil e Argentina e disse que pediu informações às federações de futebol dos dois países, a CBF e a Associação de Futebol Argentino (AFA).
Oito brasileiros da Premier League foram suspensos pela FIFA e não poderão atuar entre 10 e 14 de setembro por não atenderem a convocação da seleção brasileira, são eles: Raphinha (Leeds), Fred (Manchester United), Thiago Silva (Chelsea), Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City), Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool).
Situação
Pela 11ª rodada, hoje: 19h30 – Uruguai x Equador e Paraguai x Venezuela; 20h – Colômbia x Chile, 20h30 – Argentina x Bolívia e 21h30 – Brasil x Peru.
Na classificação: 1) Brasil 21, 2) Argentina 15, 3) Equador 13, 4) Uruguai 12, 5) Colômbia 10, 6) Peru e Paraguai 8, 8) Chile 7, 9) Bolívia 6 e 10) Venezuela 4.
Resultados da 10ª rodada: Brasil x Argentina (suspenso), Equador 0 x 0 Chile, Uruguai 4 x 2 Bolívia, Paraguai 1 x 1 Colômbia e Peru 1 x 0 Venezuela.
Brasil x Peru
Brasil – Weverton; Danilo, Éder Militão, Lucas Veríssimo e Alex Sandro; Casemiro, Gerson (Bruno Guimarães), Lucas Paquetá e Éverton Ribeiro; Neymar e Gabigol. Técnico – Tite.
Peru – Gallese; Advíncula, Santamaría, Callens e Marcos López; Tápia, Yotún, Carrillo, Cueva, Edison Flores; Lapadula. Técnico – Ricardo Gareca
Árbitro – Wilmar Roldan (COL)
Local – Arena Pernambuco, 21h30.