O Carnaval 2023 de Piracicaba começou no último sábado (4) com o desfile do Bloco da Salomé, que percorreu cerca de 1,8 quilômetro de alameda ao lado da avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Nova Piracicaba. O cortejo atraiu cerca de 600 pessoas, segundo os organizadores. Os desfiles dos blocos carnavalescos de ruas têm apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
A concentração do bloco começou às 15h, no final da rua dos Cravos, com oficina de máscaras com a artista Tikka Meszaros. Em seguida, ao som da Banda do Vovô, o cortejo seguiu para a alameda ao lado da avenida Cruzeiro do Sul, onde um trio elétrico esperava os foliões para o início do desfile com muitas marchinhas e músicas de carnaval.
O primeiro bloco carnavalesco do Carnaval 2023 de Piracicaba reuniu os integrantes do Bloco da Salomé, amigos e pessoas que foram até o cortejo para se divertir, num clima familiar, que reuniu pessoas de todas as idades e muitas crianças.
Nem mesmo a chuva, por volta das 17h30, dispersou os foliões, que seguiram atrás do trio elétrico, com muito confete e serpentina, até a rampa da avenida, na altura do número 1.700.
O Bloco da Salomé, criado em 2016, desfilou este ano com o tema A Casa Caiu, Mas a Mé esta de Pé, que fez referência, em tom de brincadeira, à demolição da República Pocilga, onde o bloco foi criado por um grupo de amigos que eram estudantes da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
“Após três anos, o Bloco da Salomé ocupou a rua novamente, trazendo a cultura do carnaval e fazendo do seu cortejo a superação de alma lavada, superando as expectativas de todos que estiveram presentes, esbanjando alegria, diversão e respeito à diversidade, fechando seu desfile embaixo de um arco-íris. Foi lindo demais”, comemorou um dos idealizadores, Márcio Eduardo Biscalchim, o Chinelo.
O secretário de Governo e da Ação Cultural, Carlos Beltrame, marcou presença no Bloco da Salomé. “Iniciamos o Carnaval 2023 com muita alegria. Estamos felizes em ver tantas famílias, com pessoas de todas as idades, curtindo o Carnaval”, disse Beltrame.
Durante o cortejo, moradores da avenida Cruzeiro do Sul acompanharam da frente de suas residências a folia do Bloco da Salomé. Alguns, inclusive, colocaram cadeiras na calçada para ver o desfile.
MAIS BLOCOS – O Carnaval 2023 de Piracicaba ainda terá desfiles de mais blocos de rua. O nome dos grupos selecionados, assim como dia e hora dos respectivos cortejos, serão anunciados nesta terça-feira (7).