Um morador de Americana (SP), que vendia aves em redes sociais sem licença de órgão ambiental competente, foi multado em R$ 15.100, pela Polícia Militar Ambiental, após ser flagrado com 25 aves da fauna silvestre nativa.
Nesta quarta-feira (14), em decorrência da “Operação Impacto”, em atendimento a denúncia de comércio ilegal de aves nativas, e em posse de prints de anúncios em redes sociais de venda das aves, a equipe deslocou até o local, onde as localizou.
Eram 08 Trinca-ferros, 02 Pássaros-Preto, 02 Galos de Campina, 04 Azulões, 01 Araponga, 01 Canário da terra verdadeiro, 02 Sabiás Coleiras, 01 Sabiá Laranjeira, 01 Sabiá Parda, 01 Sabiá Branca e 02 Pixoxós.
O autuado informou que não possui cadastro e licença para manutenção de aves em cativeiro, bem como licença para o comércio. A ocorrência foi encaminhada ao Plantão Policial de Americana, onde a delegada de plantão registrou a ocorrência e liberou o autuado para responder o processo em liberdade.
O Trinca Ferro, os 02 Galos de Campina e a Araponga não são pertencentes ao território paulista. Por isso, foram destinados ao Centro de Reabilitação Animal. As demais aves foram libertas em seu habitat natural.