De acordo com pesquisa realizada pela Aldeias Infantis SOS, por meio do Instituto Bem Cuidar (IBC), somente em 2021, foram registrados mais de 110 mil casos de internações de crianças e adolescentes no Brasil, causadas por acidentes.
Os números revelam um crescimento de 5,3% no total de casos de internações entre a faixa etária de 1 a 14 anos em relação a 2020 e traz como as principais razões as quedas, responsáveis por 44% dos acidentes; as queimaduras, com 19% das ocorrências; e as intoxicações, que chegaram a atingir 5% do universo avaliado.
Desses acidentes, 90% deles poderiam ser evitados por meio de ações comprovadas de prevenção, como dicas simples aos pais, familiares e responsáveis para tornar o ambiente doméstico mais seguro, promovendo a cultura do cuidado de qualidade.
Assista:
“Entendemos que em média 302 crianças são hospitalizadas por dia por conta de algum acidente. Sabemos que essas ocorrências reverberam na vida de diferentes famílias pelo país. Mas é importante salientar que boa parte destas estatísticas poderiam ser evitadas a partir de um olhar mais atento para a prevenção e proteção”, afirma Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS.
Diante deste cenário, neste sábado (27), a partir das 9 horas, a Aldeias Infantis SOS receberá profissionais, especialistas, pais e responsáveis por crianças que frequentam o Centro de Educação Infantil (CEI) da Organização na Zona Sul de São Paulo (Avenida Manoel Alves Soares, 712 – Jd Colonial) para um evento de mobilização e conscientização sobre o assunto, em alusão ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, estabelecido em 30 de agosto.
A programação conta com uma apresentação sobre formas de prevenção dos principais acidentes na infância – queda, engasgo ou sufocamento, intoxicação e queimadura – para famílias beneficiadas pela Organização e para profissionais da Educação Infantil.
Além disso, às 10h30, haverá a análise dos dados de acidentes com crianças e adolescentes no Brasil. Na ocasião, a especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS, Erika Tonelli, se reunirá com a médica Simone de Campos Vieira Abib (ex-presidente da ONG Criança Segura, que em 2021 transferiu o legado para Aldeias Infantis SOS), com o professor Antonio Francisco Peripato Filho (coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da Fundação Hermínio Ometto – FHO) e a médica pediatra Aline Menezes.