O primeiro finalista da Copa Sul-Americana de 2025 será conhecido hoje. O Atlético/MG recebe Independiente del Valle, às 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Na partida de ida, realizada no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador, o Independiente del Valle saiu na frente logo aos 11 minutos, com Sornoza, de pênalti, mas o Atlético-MG buscou o empate nos acréscimos do 2º tempo, com Dudu aproveitando assistência de Hulk.
Assim, um novo empate na capital de Minas Gerais levará a decisão para os pênaltis. Quem vencer garante vaga na final e aguarda o classificado de Lanús e Universidad de Chile, que se enfrentam na quinta-feira, na Argentina, depois de um empate por 2 a 2 no Chile.
Um desfalque certo no Atlético-MG é o meia Gustavo Scarpa, que recebeu o terceiro cartão amarelo. O técnico Jorge Sampaoli também pode realizar outras mudanças, como as entradas dos atacantes Dudu e Hulk no time titular, além de Alexsander podendo ser uma surpresa no time inicial.
No Brasileirão, o Atlético-MG venceu o Ceará por 1 a 0, no sábado, e subiu para o 13º lugar, com 36 pontos.
Na Sul-Americana, o Galo eliminou o Godoy Cruz nas oitavas de final, vencendo em Minas por 2 a 1 e na Argentina por 1 a 0. Nas quartas de final, o time mineiro despachou o Bolívar, empatando na altitude por 2 a 2 e vencendo em Minas por 1 a 0.

O Independiente del Valle vai chegar descansado para o confronto depois do jogo contra a LDU, pelo Campeonato Equatoriano, ser adiado. O rival está disputando a semifinal da Libertadores, contra o Palmeiras.
Sem desfalques por suspensão, a única mudança de Javier Rabanal deve ficar por conta de Carabajal, zagueiro que estava suspenso no jogo de ida, no lugar de Velasco.
Na Sul-Americana, o Del Valle eliminou o rival Mushuc Runa nas oitavas de final. Venceu em casa por 1 a 0 e perdeu fora por 2 a 1. Levou a melhor nos pênaltis por 4 a 2.
Nas quartas de final também precisou das penalidades máximas para eliminar o Once Caldas. Perdeu em casa por 2 a 0, mas devolveu o placar na Colômbia. Nos pênaltis venceu por 5 a 4.
Independiente Del Valle e Atlético-MG já se enfrentaram cinco vezes em competições oficiais. O retrospecto é equilibrado: duas vitórias do Atlético-MG, dois empates e um triunfo do Del Valle. Em Belo Horizonte o Galo venceu os dois confrontos disputados.
Atlético/MG x Independiente del Valle
Atlético/MG – Everson; Saravia, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Fausto Vera (Alexsander), Igor Gomes e Bernard; Dudu e Hulk (Rony). Técnico – Jorge Sampaolli.
Independiente del Valle – Villar; Matías Fernández, Schunke, Carabajal e Gustavo Cortez; Alcívar, Patrik Moreno, Guagua e Sornoza; Spinelli e Hoyos. Técnico – Javier Rabanal.
Árbitro – Esteban Ostojich (URU)
Local – Arena MRV, em Belo Horizonte, às 21h30.




