Um homem, de 46 anos, natural de Luanda, capital da Angola, foi preso na tarde desta sexta-feira (8), por policiais civis da 1ª DIG/DEIC, em Piracicaba (SP), quando tentava abrir uma conta na Caixa Econômica Federal usando um documento falso.
A ousadia dele é tanta que ao ser questionado o motivo de praticar crime de estelionato em Piracicaba, o autor, que atualmente residia em São Paulo, capital, respondeu que o “chefe dele disse que em Piracicaba era fácil”.
Segundo os policiais da unidade especializada, eles foram informados que um funcionário do banco, que fica na Rua São José, em frente à Praça José Bonifácio, no centro, estava desconfiando de um indivíduo que tentava abrir conta com a intenção de solicitar empréstimo.
Os investigadores James, Celso e Gabriel se deslocaram imediatamente até a agência bancária, onde depararam com o indivíduo que se apresentava com nome SY – ele disse ser de país estrangeiro.
Questionado sobre o documento que ele apresentou ao bancário, o acusado relatou que possui registro de identificação, C.R.N.M. ( Carteira de Registro Nacional Migratória). Após ver o documento, os policiais viram que havia indícios de falsificação.
O angolano recebeu voz de prisão e, durante o percurso até a sede da DEIC, de acordo com os policiais, ele confessou seu verdadeiro nome e afirmou que ia tentar abrir a conta para solicitar empréstimos.
Foi apurado, ainda, que ele estava hospedado em hotel, no Centro de Piracicaba, onde fez check-in nesta quinta-feira (7). No quarto foi apreendida uma mochila conforme com diversos documentos de CRNM, falsos, todos com nomes e qualificações diferentes, porém com a foto do angolano.
.
Na sede da DEIC, o delegado Marcel William Oliveira de Sousa ratificou a prisão em flagrante e recolheu o angolano ao cárcere.




